Novas tecnoclogias e análise de dados estão na ordem do dia no setor imobiliário, nomeadamente no mercado de arrendamento.
Comentários: 0
Tecnologia a ganhar força no mercado de arrendamento
GTRES

O mercado de arrendamento residencial dos EUA começa a viver um boom de empresas que se dedicam a arrendar casas sem a necessidade de pessoas ou de contato direto com o inquilino. Grandes empresas como a Image Homes, a Invitation Homes ou a American Homes 4 Rent têm já processos automatizados, desde o envio da documentação até a visita à casa. Para celebrar o contrato de arrendamento basta entrar numa app: e passa a haver um código final que abre as portas da nova casa.

Os processos automatizados atingem todos os setores, e o imobiliário não poderia ser exceção. Nos EUA, já há empresas que gerem milhares de residências que, para diminuir custos e reduzir tempo, decidiram que não é necessário ter funcionários para mostrar as casas ou celebrar contratos. Tudo é feito online através de uma aplicação móvel. 

Como funciona?

Os inquilinos interessados ​​devem entregar toda a documentação por correio. Para visitar a casa, devem scanear o rosto no smartphone para receber um código que permitirá abrir a fechadura inteligente da casa, sem chaves. Se gostarem do imóvel e estiverem dispostos a pagar a renda proposta, receberão um código de bloqueio definitivo para aquela que será a sua nova casa.

Ferramentas como análise de dados e as novas tecnologias estão na ordem do dia e, desde o início da crise de 2008, muitas empresas de investimento de Wall Street (EUA) começaram a comprar casas nos EUA. Empresas essas que se tornaram grandes proprietárias, mas apenas representam cerca de 3% de todas as casas colocadas no mercado de arrendamento.

A Invitation Homes é a maior empresa do setor nos EUA, com mais de 80.000 casas em 16 áreas metropolitanas. A American Homes 4 Rent tem mais de 58.000 imóveis em 22 estados. A Imagine Homes é uma das mais recentes no país, com 1.500 fogos em quatro estados, mas pretende expandir-se. Até Jeff Bezos saltou para a gestão de casas para arrendar à distância, com a Arrived Homes, uma plataforma que compra casas e oferece ações.

A questão agora é perceber se, com um mercado imobiliário com altas taxas de juro no crédito habitação, as famílias de classe média dos EUA podem continuar a ter acesso à compra de casa própria ou terão de optar pelo mercado de arrendamento. E para que tipo de habitação irão residir.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta