A Bélgica tem um grande número de casas vazias no país, particularmente na região de Valónia. O Conselho Regional estabeleceu, assim, que a partir de agora será crime deixar uma casa desabitada, estando previstas multas que variam entre os 500 e os 12.500 euros. Esta é uma medida que faz parte do plano "para reforçar o combate à habitação devoluta".
"Manter um edifício ou parte de um edifício destinado a habitação vazio constituirá doravante uma infração", resumiu Christophe Collignon, ministro da Habitação da Valónia. "A medida é esperada há 10 anos. Dentro de alguns meses, poderemos colocar algumas casas desocupadas de volta no mercado", disse o ministro ao Le Soir.
Em particular, qualquer habitação com um "consumo inferior a 15 metros cúbicos de água por ano ou inferior a 100 kWh por ano" será considerada desocupada, explicou Elio Di Rupo, ministro-presidente da Valónia. Acrescentando que "o juiz pode ordenar qualquer medida útil para ocupar a casa" e que "também serão previstas multas para períodos de férias prolongadas".
Desta forma, a Valónia combaterá a proliferação das muitas casas vazias, incentivando os proprietários a considerar todas as possibilidades que permitam a ocupação ideal. "Com a crise habitacional que estamos a viver na Valónia, não é normal deixar algumas propriedades desabitadas", explicou o governo.
Segundo o Le Soir, a coima aplicável aos proprietários será entre os 500 e os 12.500 euros por habitação, "em função da extensão da fachada e do número de pisos da casa, por um período de doze meses sem interrupção do arrendamento".
Para poder comentar deves entrar na tua conta