Também o design e arquitetura podem ter uma palavra a dizer na promoção da saúde mental. E o Ohana Center for Child and Adolescent Behavioral Health, em Monterey, na Califórnia, é um bom exemplo disso. Uma clínica de terapia para crianças projetada pelo NBBJ, que incorpora a luz e natureza como parte de uma mudança radical na forma como os psiquiatras abordam a saúde comportamental das crianças.
As instalações de saúde mental projetadas para crianças são muitas vezes frias, pálidas e plásticas. Agressivas pela falta (de cor, de comodidade, de detalhes), sublinhando a separação dos pacientes do mundo exterior.
A proposta por detrás do Ohana procura fazer exatamente o contrário. O campus de 55.600 metros quadrados (m2), inaugurado em novembro de 2023, caracteriza-se pela madeira maciça e elementos pré-fabricados, que fazem dele um protótipo potencial para futuras clínicas.
Uma ambiente inclusivo e de cura
O Ohana “aplica o que há de mais recente em pesquisas em neurociência para fornecer um ambiente inclusivo e de cura para pacientes pediátricos, famílias e cuidadores”, explica o estúdio de arquitetura responsável pelo projeto.
“O projeto utiliza pré-fabricação e madeira laminada cruzada (CLT), acentua a paisagem natural do local, enfatiza o tratamento por meio da medicina e do próprio edifício e serve de protótipo para futuras unidades de saúde comportamental”, acrescenta o NBBJ.
Em vez de corredores longos, retos e caiados de branco, no Ohana há corredores curvos, iluminados pelo sol e com molduras de madeira. O revestimento é de painéis ripados de madeira e os móveis são pufes macios, bancos redondos e cadeirões sem braços - não sofás Chesterfield e cadeiras com encosto reto. Os jardins e pátios estendem o programa de terapia da clínica para o exterior
Um dos espaços mais alegres, por exemplo, é uma sala de musicoterapia, onde uma bateria apoiada por um conjunto de painéis acústicos multicoloridos é iluminada por uma janela do chão ao teto.
Os quartos em estilo dormitório são pequenos, mas elegantes, com camas de madeira embutidas, prateleiras e mesas com vista para as colinas, todos nos mesmos tons suaves que o resto do complexo.
Trata-se de um projeto que envolve tanto o mundo natural quanto o social, com luz solar abundante, sem estigmas e com a família.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta