Comentários: 0
Sonae Sierra é dona do Colombo, Lisboa
wikimedia_commons

A valorização dos seus ativos imobiliários (sobretudo shoppings) e o aumento das vendas dos seus lojistas permitiram à Sonae Sierra fechar o primeiro semestre de 2014 com lucros de 47,8 milhões de euros, contra os prejuízos de 4,6 milhões de euros registados na primeira metade do ano passado.

A empresa do universo Sonae, especializada na propriedade e gestão de centros comerciais, terminou o primeiro semestre de 2014 com uma taxa de ocupação global do seu portfólio de 94,7%, mais 1,1% que no período homólogo do ano passado. E, segundo o Expresso, a companhia atribui esta melhoria ao "reflexo da qualidade dos ativos e da gestão num contexto macroeconómico ainda instável no setor imobiliário de retalho na Europa".

Lojas vendem mais

O presidente da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, refere em comunicado citado por este jornal que este período "fica marcado pela continuação da melhoria da performance operacional, confirmando os sinais de recuperação evidenciados desde o início do segundo trimestre de 2013".

A Sonae Sierra informou esta terça-feira o mercado de que as vendas dos lojistas dos seus centros comerciais na Europa cresceram 3,5% face a período homólogo, destacando a subida de 6,2% registada em Portugal. No Brasil, o crescimento das vendas dos lojistas foi de 7,8%.

Entre janeiro e junho, a empresa registou uma quebra de 9% no EBITDA, para os 51,2 milhões de euros, atribuindo essa descida às "vendas de ativos de 2013 e custos de estrutura para fazer face ao crescimento para novos mercados".

China e Marrocos em destaque

No conjunto da atividade desenvolvida no semestre, a Sonae destaca a entrada na China, através de uma joint-venture com a CITIC Capital, e o seu primeiro investimento em Marrocos, país onde a empresa se encontrava já presente desde 2011 através da prestação de serviços.

A empresa é proprietária de 49 centros comerciais com um valor de mercado superior a 5,9 mil milhões de euros e está presente em 13 países, onde gere e comercializa um total de 82 centros comerciais. Atualmente, a Sonae Sierra tem 6 projetos em fase de construção, três dos quais para terceiros, e tem mais quatro novos projetos em carteira.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta