
O centro comercial Dallas foi inaugurado há cerca de 40 anos no Porto. Mas acabou por ser encerrado em 1999 por ter sido construído de forma ilegal e ter falta de condições de segurança. De lá para cá, ainda não foi encontrada uma solução para este empreendimento renascer com novos usos.
Foi na Avenida da Boavista que o complexo Dallas foi construído há 40 anos. Este empreendimento inclui um centro comercial que chegou a ter 500 lojas, três prédios de escritórios e ainda outro de habitação. Acabou por ser encerrado há 25 anos por se tratar de uma construção ilegal e com falta de segurança. Quem ali comprou casa acabou por nunca poder ocupá-la por falta de licença de habitabilidade, escreve o Jornal de Notícias.
A situação do complexo Dallas tem sido analisada pelos vários executivos da Câmara do Porto – do atual inclusive - ao longo dos últimos 25 anos. Mas até agora não foi encontrada uma solução para este empreendimento renascer com novos usos. Só cerca de 20 escritórios é que estão hoje a funcionar.
A atual autarquia liderada por Rui Moreira também já mostrou interesse em criar uma solução para fazer renascer o complexo Dallas, mas viu-se impedida pela legislação. Isto porque neste centro comercial antigo cada lojista é proprietário do seu espaço comercial, tornando a reconversão de espaços “impossível”, segundo explicou o próprio município ao mesmo jornal.
Mas há uma solução apontada pela autarquia da Invicta que passa por permitir “ao interesse público assumir uma posição, transformando a propriedade fracionada dos proprietários em participações num fundo comum", diz citada pelo mesmo diário.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta