
Há poucas coisas que podem arruinar tanto a tua nova casa arrendada como saber demasiado tarde que tens como senhorio um ser que te vai fazer a vida impossível. Por isso, é melhor prevenir. Mostramos-te uma lista de sinais que te devem deixar alerta, como por exemplo, se se mostra fugidio com perguntas importantes ou preocupantes, ou se está disposto a aceitar que a renda mensal seja "paga por fora", em dinheiro ou sem recibo.
1 - o senhorio é reticente na hora de dar informação de contacto: se estás a pensar em fazer o depósito da renda da casa, assegura-te de que o proprietário é acessível. Se só está disposto a dar-te a morada ou direção de email, significa que está pouco disposto a dar-te mais informação. Assim, assegura-te de que te facilita toda a informação possível
2 - o senhorio é fugidio com perguntas importantes ou só não dá importância a coisas a que deveria dar: é possível que tarde muito a responder aos emails ou às chamadas, o que pode ser legítimo, mas o que tem que fazer saltar o alarme é se não responde nunca às tuas preocupações como inquilino. Tens direito a saber se na casa há habitualmente algum tipo de inseto ou qualquer coisa que seja vital para decidires mudar de casa ou não. Se não consegues ter toda a informação que pedes, o melhor é procurares outra casa.
3 - o apartamento está descuidado: se a casa está pouco cuidada ou sem manutenção, se achas que podia ter os móveis mais novos ou podia estar mais limpo, então não te apaixones por el. O estado do imóvel reflete o interesse do proprietário e a sua falta de atenção. O melhor é fugires dessa casa.
4 - o senhorio está disposto a aceitar pagamentos em dinheiro e a não formalizar o contrato: não ter que contar com o contrato de arrendamento pode parecer à primeira vista uma burocracia menos, mas o certo é que é necessário e obrigatório para evitar qualquer problema futuro e serem reconhecidos os direitos e deveres do senhorio e inquilino. O proprietário também pode estar dispostos a aceitar o pagamento da renda em dinheiro, mas isto pode significar que pode estar a encobrir alguma atividade ilegal.
5 - os atuais inquilinos não têm nada de bom para te dizer sobre o senhorio: logicamente uma das melhores ferramentas para saber como é o senhorio é perguntar aos atuais inquilinos. Em linhas gerais vão dizer-te a verdade, não costumam ter nenhum interesse em mentir-te e se as suas experiências são más, então põe-te em marcha.
6 - o contrato de arrendamento parece ser demasiado bom para ser verdade: se o proprietário te está a oferecer uma proposta muito boa por uma casa para arrendar que deveria valer muito mais, então significa que há gato escondido e que alguma coisa importante e má se pode vir a revelar. Foge daí.
Para poder comentar deves entrar na tua conta