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As elevadas comissões, a imposição de produtos ou serviços para concessão de crédito e a alteração súbita de condições contratadas estão a afastar os portugueses dos bancos. Em 2014, um em cada três portugueses teve um problema com a sua instituição de crédito. Em causa estão contas feitas pela Deco.

Segundo o Dinheiro Vivo, nos primeiros seis meses do ano passado, o Banco de Portugal (BdP) registou 7.311 reclamações de clientes (cerca de 1.219 por mês).

Perante estes dados, a Deco avançou para o inquérito de satisfação anual. O mesmo concluiu que 32% dos clientes bancários tiveram um problema com o seu banco em 2014. “As comissões e os custos cobrados são as razões que os clientes mais evocam para a sua insatisfação”, disse Ana Almeida, responsável da Deco por este estudo, citada pela publicação. “[Os 8.662 inquiridos em Portugal mostram que] há também uma clara dificuldade em encontrar a pessoa certa para a resolução do problema”, acrescentou.

De acordo com a Deco, entre os bancos que mais satisfazem os clientes estão os estritamente online: o ActivoBank, o Banco Big e o Banco Best. Facilidades que levam a que 80% dos portugueses optem por não ir ao banco mensalmente. Além disso, 15% os inquiridos não foram a um banco físico no último ano.

O BPI, liderado por Fernando Ulrich, é o banco tradicional que mais satisfaz os clientes, sendo que na base da lista aparecem o Cetelem e o Credibom.

Segundo o inquérito de satisfação da Deco publicado em agosto de 2014, Barclays, BBVA, CGD, Santander Totta, Banif e Millennium bcp são os bancos que mais falham perante os clientes.

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