
O programa de atribuição de vistos gold – concedidos no caso do setor imobiliário aos cidadãos estrangeiros fora da União Europeia que comprem casas em Portugal que custem mais de 500.000 euros – rendeu desde 2012 mais de 2,2 mil milhões de euros de investimento para o país.
No total, a atribuição das Autorizações de Residência para a atividade de Investimento (ARI) – os chamados vistos gold – representa um investimento de 2.202.691.883,35 euros, revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Segundo o governante, que falava aos jornalistas no final de uma audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, “os valores e autorizações concedidas são os mais altos” de sempre.
Na reunião, Augusto Santos Silva revelou que este ano estão a ser aprovadas, em média, 136 novas ARI e que em maio e junho o valor chegou às 157, em cada um dos meses. “Os valores de processos tramitados e de autorizações concedidas são neste momento os mais altos da existência do programa”, disse, citado pela Lusa.
Só no primeiro semestre do ano, o investimento totalizou cerca de 500 milhões de euros, sobretudo associado a investimento imobiliário.
Para poder comentar deves entrar na tua conta