
Já te aconteceu saires do supermercado com coisas que não tinhas na lista de compras, nem que sequer necesitavas? A "culpa" é de quem está a vender, que faz de tudo para convencer-te a consumires mais. Prateleiras apelativas, com uma distribuição cuidadamente pensada, ou produtos limitados são alguns dos truques que mais resultado dão no momento de fazer-te comprar tudo e mais alguma coisa.
Por exemplo, uma investigação publicada pelo 'Journal of Environment and Behavior', e citada pelo Notícias ao Minuto, constatou que os cereais para crianças são colocados propositadamente nas prateleiras mais baixas, para que as crianças consigam alcançá-los. Mas esta é apenas uma das táticas praticadas.
Outro caso apontado é o de uma cadeia de supermercados regional nos Estados Unidos, Winn-Dixie que começou a aperceber-se de que os doces colocados apenas num único corredor, estavam a ter menos saída. E, para inverter isto, experimentaram começar a colocar os chocolates em pontos centrais da loja, como ao pé das caixas de pagamento ou mesmo no meio de corredores. Resultado? As vendas voltaram a aumentar.
Outra das técnicas nesta ‘arte das vendas’ são as chamadas ‘torres de comida’. Segundo escreve o portal de noticias, se pensas que quando existem grandes descontos é porque os supermercados precisam de dar vazão aos mesmo, estás enganado: este é mesmo um plano das próprias empresas.
O mesmo se passa quando vemos expostos produtos limitados. Muitas das vezes estes produtos ainda têm bastante stock, mas estudos indicam que as pessoas têm mais tendência para pegar neles por ser limitados, do que se estivessem à venda normalmente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta