Américo Amorim continua a ser o homem mais rico de Portugal e, com uma fortuna na ordem dos quatro mil milhões de euros, o empresário do Norte permanece na lista das maiores riquezas do globo, ocupando agora o 385º lugar, após uma queda de 16 posições no ranking elaborado pela Forbes. Alexandre Soares dos Santos e Belimiro de Azevedo são os outros dois portugueses a fazer parte da lista.
Apesar da queda no ranking mundial, entre 2016 e 2017, Américo Amorim engordou o património pessoal em cerca de 300 milhões de dólares (280 milhões de euros) para um total de 4,4 mil milhões de dólares.
Já o "dono" do Pingo Doce, Alexandre Soares dos Santos, com uma fortuna avaliada em 2,7 mil milhões de dólares, subiu de posição passando do 854º lugar para 745º.
Em terceiro, e último do clube dos portugueses, surge Belmiro de Azevedo, ocupando a posição 1.376, com uma fortuna avaliada em 1,5 mil milhões de dólares. O líder histórico da Sonae "perdeu" cerca de 100 milhões de dólares no último ano e caiu várias posições na lista. Em 2016 encontrava-se na 1.121.ª posição.
Nesta última versão, a lista dos bilionários da Forbes tem 233 novos membros, mas no topo da tabela não há nada de novo: Bill Gates, que viu o seu património voltar a engordar, mantém-se agarrado à liderança dos mais ricos.
Com 86 mil milhões de euros, o dono da tecnológica Microsoft, tem uma margem de cerca de 13 mil milhões face à concorrência direta de Warren Buffet, dono da gigante Berkshire Hathaway, com interesses variados e que abarcam as áreas de seguros, finanças, construção, vestuário, entre outros. Jeff Bezos, dono da Amazon, fecha o pódio, inteiramente representando por norte-americanos, com perto de 70 mil milhões de euros de riqueza acumulada.
A mulher mais rica do mundo, Liliane Bettencourt, ocupa a 14ª posição do ranking mundial. A senhora L’Oreal tem um património de 37 mil milhões.
Para poder comentar deves entrar na tua conta