
Quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e vê a taxa Euribor ser revista em maio volta a ter motivos para sorrir, já que vai pagar menos de prestação. Há quase dois anos que o valor da mensalidade a pagar ao banco pelo crédito à habitação está a cair, acompanhando a queda das taxas Euribor.
De acordo com a Lusa, que se apoia em contas da Deco/Dinheiro&Direitos, quem pediu um financiamento de 150.000 euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um spread de 1% vai passar a pagar 465,7 euros a partir de maio, menos 1,63 euros que o valor pago desde novembro.
No caso de um empréstimo – nas mesmas condições – indexado à Euribor a três meses, esse mesmo cliente pagará 460,06 euros a partir de maio, menos 0,27 euros que o montante pago desde fevereiro.
De referir que há quase dois anos que as prestações da casa estão a cair ininterruptamente, acompanhando a queda das taxas Euribor. A média mensal da taxa Euribor em abril foi de -0,246% a seis meses e -0,330% a três meses, escreve a Lusa.
Em Portugal, 90% dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a Euribor a seis meses o indexante mais usado, seguido da taxa a três meses.
Para poder comentar deves entrar na tua conta