
Até 2019 devem ser inauguradas em Portugal 115 novas unidades hoteleiras com mais de 9.500 quartos. Segundo a consultora Cushman & Wakefield, as regiões de Lisboa e Porto vão continuar a receber a maioria dos novos hotéis, com as categorias superiores de quatro e cinco estrelas a dominar a futura oferta em 71% dos casos.
O MarketBeat 2018, divulgado esta quinta-feira (1 de março) pela consultora, realça o “bom comportamento do setor turístico”, que motivou o alargamento da oferta. De recordar que Portugal recebeu perto de 21 milhões de turistas no ano passado, arrecadando cerca de 15.000 milhões de euros em receitas. O número de hóspedes situou-se nos 20,6 milhões (+8,9%) e as dormidas nos 57,5 milhões (+7,3%). Os proveitos de hotelaria cifraram-se nos 3,39 mil milhões de euros, “traduzindo um impressionante aumento de 16,6%”, revela a consultora.
O investimento em imobiliário comercial também atingiu um novo recorde em 2017: alcançou os 2,1 milhões de euros, distribuídos por mais de 60 operações. O capital estrangeiro continuou a ser o principal impulsionador da atividade, tendo representado 67% do total. Um ano bom, e um 2018 que se espera ainda melhor. As previsões da consultora apontam para um fecho de 2018 com um volume de transações de investimento imobiliário comercial entre os 3.000 e 3.5000 milhões de euros, com o setor do retalho a captar a maior parcela de investimento.
“Em 2018 a forte atividade vai continuar a registar-se, estando o volume de investimento nos meses de janeiro e fevereiro já contabilizado em 800 milhões de euros”, refere a consultora, que recorda a compra por parte da Immochan do portfolio de centros comerciais da Blackstone (Forum Sintra, Sintra Retail Park e Forum Montijo) e a aposta da AXA Real Estate no maior centro comercial do país, o Dolce Vita Tejo.
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