
Estará iminente (mais) uma crise financeira mundial? São várias as vozes que dão como certo esse cenário, entre elas a de Nouriel Roubini, o economista que anteviu a crise do subprime. E apesar das principais economias estarem a crescer, há várias ameaças a pairar sobre a economia mundial.
Estes são os cinco principais riscos que podem incendiar a economia mundial: subida da dívida desde 2008, escalada na guerra comercial, sobretudo entre os EUA e a China, aperto da política monetária nos principais bancos centrais, peso crescente dos ativos de risco da “banca sombra” e incerteza política provocada pela vaga populista em vários continentes. Segundo o Expresso, estes riscos surgem num momento em que há uma tendência de desaceleração do crescimento da economia mundial, nomeadamente em dois blocos económicos importantes, a zona euro e os emergentes.
Como podes ver no mapa, Portugal é um dos 20 países mais expostos a estes riscos, sendo a terceira economia do mundo, depois do Japão e dos EUA, com o rácio de dívida pública no PIB mais elevado, sendo superior a 200%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta