
Adeus roaming, olá novos tarifários da União Europeia (UE). A partir de quarta-feira (15 de maio de 2019), as chamadas internacionais vão custar até 19 cêntimos por minuto, e as SMS até seis cêntimos - mais IVA. As novas regras pretendem reduzir as grandes discrepâncias de preços que se verificavam entre os Estados-membros.
A partir de amanhã, os operadores de telecomunicações nacionais terão de passar a respeitar um limite máximo nos preços aplicados às chamadas internacionais, mas também aos SMS que alguém envie do país de residência para um número de outro país da UE.
Em média, segundo dados da Comissão Europeia, o preço normal de uma chamada intra-UE fixa ou móvel era três vezes superior ao preço normal de uma chamada nacional, sendo o preço normal de uma mensagem SMS intra-UE superior ao dobro do preço de uma mensagem SMS nacional.
Os novos tarifários máximos para chamadas e mensagens SMS na UE são fixados depois de abolido o “roaming” (taxas de itinerância), em junho de 2017, e destinam-se, segundo um comunicado de Bruxelas, citado pela Lusa, a intensificar a coordenação das comunicações eletrónicas e a reforçar o papel do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (ORECE).
Para poder comentar deves entrar na tua conta