
Os salários dos portugueses em 2021 vão “engordar” com as novas tabelas de retenção na fonte de IRS, que foram conhecidas e publicadas em Diário da República no início de dezembro de 2020 (Despacho n.º 11886-A/2020). Em causa está uma descida média de 2%. Descida essa que começa a ser sentida já este mês de janeiro. As novas tabelas de retenção do IRS podem ser consultadas neste link.
Segundo o Governo, “a aproximação entre o imposto retido e imposto a pagar visa aumentar a liquidez das famílias, sobretudo as de classe média e aquelas cujo rendimento foi afetado em consequência da crise pandémica”. Tal como apontado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), esta medida [revisão das tabelas de retenção na fonte de IRS] “terá um grande impacto no rendimento disponível das famílias, de cerca de 200 milhões de euros”.
Feitas as contas, os portugueses vão “ganhar” entre 69 cêntimos e 15,50 euros por mês com a entrada em vigor novas taxas de IRS.
Apresentamos, em baixo, um conjunto de simulações disponibilizadas pelo Governo que permitem perceber qual será o valor da poupança dos contribuintes consoante o seu agregado familiar e rendimentos.



Para poder comentar deves entrar na tua conta