Alta taxa de vacinação pode justificar escolha do Governo socialista. Mas há novas regras a ter em conta.
Comentários: 0
Medidas de restrição pela Europa
Our World in Data

Portugal enfrenta agora o maior número de infeções desde o início da pandemia. Mas é dos países da União Europeia (UE) que apresenta restrições menos severas para travar o coronavírus. Em concreto, é o oitavo país dos 27 estados-membros que apresenta medidas menos apertadas. A elevada taxa de vacinação – 90% da população portuguesa já tem o esquema de vacinação completo – pode justificar esta escolha do Governo socialista.

É possível comparar o nível de restrições impostas no âmbito da pandemia pelos diferentes países da UE através do “Government Stringency Index”, publicado pela Our World in Data, que é calculado tendo por base os dados a Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford. Este índice avalia um total de 9 indicadores de resposta que incluem as restrições impostas nas escolas, locais de trabalho, às viagens, eventos públicos, encontros sociais, transportes, à mobilidade interna, entre outras. E ainda as políticas adotadas na vacinação, uso de máscara e testagem.

O que o mapa do espaço europeu nos mostra é que a Alemanha é o país da UE que tem hoje restrições mais rigorosas no âmbito da pandemia, tendo atingido um índice de 84,26 numa escala de 0 a 100. Logo a seguira estão a Grécia (77,78) e a Itália (74,07) com medidas mais apertadas. Já a liderar o grupo de países que apresentam medidas menos severas está a Hungria, com uma pontuação de apenas 11,11 em 100. E a seguir está a Estónia (34,26) e a Finlândia (34,72).

Portugal também faz parte deste conjunto de países com medidas contra a Covid-19 menos apertadas, tendo alcançado um índice de severidade de 40,74. As medidas são mais ligeiras em território nacional, mas ainda há várias regras a ter em conta, tal como explica o idealista/news neste artigo. Note-se que houve alterações que entraram em vigor a partir do passado sábado, dia 15 de janeiro de 2022, e dizem respeito ao teletrabalho, abertura de bares e discotecas, testagem, isolamento, etc.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta