Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal rei da vacinação – mas é o 7º país da UE com restrições mais fortes

Portugal aproxima-se da fasquia de 85% da população com vacinação completa. Prudência parece ser, no entanto, palavra de ordem.

Países com mais pessoas vacinadas contra a Covid-19
Público
Autor: Redação

Depois de ter ultrapassado Malta, Portugal lidera o ranking dos países onde há mais pessoas completamente vacinadas, estando a aproximar-se da fasquia de 85% da população com vacinação completa. No entanto, apesar deste bom indicador, é o sétimo país da União Europeia (UE) onde com medidas de restrição mais fortes

Segundo o Público, que se apoia em dados da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford, que são utilizados para produzir alguns gráficos do site Our World In Data, Portugal é um dos dez países da UE com maior pontuação no índice de severidade (Government Stringency Index), com 52,78 (na última atualização). 

Em causa esta um índice que agrega nove indicadores relacionados com as decisões tomadas pelos governos, como por exemplo o encerramento do comércio, o dever de recolhimento, o fecho das escolas ou o bloqueio das fronteiras. 

O valor pode variar entre zero e 100, sendo que a Itália é o país com o valor mais elevado (68,98). França (66,67), Grécia (60,65), Áustria (60,19) e Alemanha (56,48) completam o top cinco, seguindo-se depois a Roménia (55,09) e Portugal (os já referidos 52,78).