
Todos os dias deparamo-nos com insetos, vespas, pombos e outras pragas de tamanho quase microscópico que infelizmente conseguem arruinar um trabalho de vários dias no jardim ou horta lá de casa. Contudo, sabias que existem plantas que funcionam como repelentes naturais? São a solução para os teus problemas e essenciais para quem pretende evitar o uso de inseticidas ou produtos tóxicos no jardim ou na horta.
Conhece agora as plantas que são repelentes naturais. Irão cumprir a sua função e vão embelezar muitos jardins, varandas, terraços e até o interior da tua casa.
Plantas repelentes naturais de insetos: como afastar moscas e mosquitos
Durante os meses mais quentes do ano, o calor e a vida ao ar livre trazem moscas e mosquitos. Os mosquitos vivem em zonas ricas em vegetação e humidade, portanto, quem vive numa casa com jardim exterior é realmente atormentado pela sua presença. Eis alguns exemplos de plantas repelentes naturais de insetos:
Lavanda (alfazema)
A lavanda ou alfazema é um pequeno arbusto que pode ser plantada em vasos e canteiros para decoração ou para aromatizar os ambientes. Além dessas funções e de ter uma flor roxa muito bonita, a lavanda é uma planta que afasta mosquitos e capta a atenção as abelhas, as suas melhores amigas. Também ajuda aqueles que procuram plantas para afastar traças e pulgas e pode ser colocada dentro de vestuários ou armários de roupa.

Monarda
A monarda é uma planta de origem americana, muito resistente e que precisa de sol e solo muito seco. Graças ao aroma intenso afastam os mosquitos e atraem insetos amigáveis como abelhas e borboletas. Depois de secas, as flores da planta monarda podem ser colocadas num saco de algodão e usadas como fragrância no armário.

Citronela
Das plantas que afastam moscas e mosquitos, vale a pena destacar a citronela, que também ajuda no combate de formigas, besouros, traças e baratas. É uma planta perene com folhas robustas e cuja essência é muito particular, o que a torna numa extraordinária aposta para a perfumaria, além de ser até uma planta medicinal. Podes pulverizar as tuas plantas com chá de citronela ou utilizá-lo como um dos produtos naturais para limpar a casa.

Plantas que afastam vespas do jardim
Qualquer amante de jardinagem parece ter uma relação de amor-ódio com as vespas. Apesar de menos acarinhadas pelos humanos em comparação com as abelhas, as vespas podem ajudar no controlo de pragas - como moscas e lagartas - e ajudam a reduzir a utilização excessiva de pesticidas.
Contudo, as vespas precisam de açúcar e alimentam-se do néctar das plantas e das frutas para satisfazer as suas necessidades. Quando sentes que existem muitas vespas no teu jardim opta por plantas que sejam repelentes naturais, com aquelas que enumeramos em baixo.
Planta do absinto
O absinto é a melhor planta para afastar vespas e mantê-las longe do jardim ou mesmo de espaços abertos frequentados pelas crianças. É uma planta com 30 cm de altura média composta por caules herbáceos cobertos por longas folhas.
Ervas aromáticas são repelentes naturais
Louro, jasmim, manjericão, hortelã, erva-doce e menta são ervas aromáticas que deixam um aroma sempre fresco para além de serem muito utilizados na cozinha, seja para dar sabor a diversos pratos como para preparar chás e infusões. Além disso, são excelentes repelentes naturais contra vespas.

As ervas aromáticas podem ser cultivadas em vasos nos jardins. A menta, por exemplo, é reconhecida pelas suas folhas roxas ou azuis dispostas em pares ao longo dos caules. Serve também como planta aromática útil para repelir formigas.
Plantas que afastam pombos do jardim
Longe estão os dias em que todos usávamos espantalhos para afastar os pássaros do jardim. Atualmente, embora não existam plantas que afastem pombos do jardim, existem alguns produtos que libertam odores naturais de citrinos e de ervas aromáticas como hortelã. São estas as melhores opções para afastar os pombos do jardim. Podes utilizar discos anti-aves ou até mesmo repelentes granulados que não usam quaisquer ingredientes tóxicos.
Plantas repelentes de gatos para colocar no exterior
Existem plantas que atraem gatos e com as quais o teu animal de estimação preferido pode brincar, como a erva gateira, e existem outras que os afastam. Caso detetes a presença gatos vadios no teu jardim, recomendamos-te a cultivar algumas plantas aromáticas.

O alecrim é uma excelente opção. Graças ao seu intenso perfume vai afastar os gatos da horta e dos quintais quando cultivado em canteiros. Em alternativa podes colocar algumas folhas de alecrim nos vasos.
E quando as plantas repelentes de pragas não são suficientes?
E se as plantas que afastam as moscas, mosquitos, vespas, formigas, lagartas ou outras pragas não forem suficientes? Se precisares de ajuda, existem inseticidas muito eficazes no mercado, tanto naturais como químicos. De certa forma, as plantas que servem de repelentes naturais são uma solução temporária que apenas afasta insetos e pragas, enquanto alguns inseticidas extermina-os.
Opta por inseticidas à base piretrinas naturais obtidas através de plantas Chrysanthemum cinerariaefolium (piretro). O piretro é cultivado como planta ornamental e poucas pessoas utilizam-no como planta repelente natural de pragas e insetos. Pulveriza-o sobre as plantas, mas usa-o com moderação porque podes matar insetos benéficos para as plantas e flores como abelhas e joaninhas.
Agora só falta escolher a melhor solução para afastares pragas do jardim e da horta e desfrutares deste espaço exterior como mereces.
Para poder comentar deves entrar na tua conta