Para medir a capacidade de comprar uma casa, os especialistas australianos da Compare the Market analisaram o preço médio por metro quadrado (m2) da habitação, além do rendimento médio anual disponível das famílias. De acordo com a análise, a Turquia (4%), os EUA (6,3%) e México (7,1%) apresentam as melhores taxas de acesso à habitação. Portugal aparece em 14º lugar no ranking.
O custo de uma casa e a possibilidade de acesso à compra de um imóvel variam muito entre os países, nos quais vários fatores devem ser levados em consideração. O portal especializado Compare the Market analisou a relação entre o preço da habitação e a capacidade de acesso à habitação através do rendimento médio disponível de uma família, com dados de janeiro de 2022.
De acordo com esta análise, a Turquia (4%) tem a taxa mais acessível com o preço médio da habitação mais baixo dos 38 países analisados, nos 645,87 euros/m2. Com um rendimento médio disponível de 16.058 euros por ano, é onde é mais fácil conseguir comprar uma casa.
Mas ter um preço médio baixo não é o único truque para baixar o índice de acessibilidade. Ter uma boa média salarial também é importante para melhorar o índice. O exemplo são os EUA, que ocupam a segunda posição com 6,3%. Apesar de terem um preço médio de habitação de quase 2.500 euros/m2, o seu elevado rendimento disponível, próximo dos 40.000 euros, facilita o acesso à habitação.
De acordo com este estudo, Portugal ocupa a 14ª posição, com um preço médio da habitação de 2.121,99 euros/m2 e um salário médio anual por agregado familiar de 18.604 euros. A taxa de acessibilidade é de 11,4%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta