
A Europa em geral é um território repleto de igrejas e outros edifícios dedicados ao culto. Sejam dedicados aos fiéis cristãos católicos ou a uma das muitas variantes que surgiram nas diferentes cismas que o cristianismo experimentou nos tempos medievais e modernos. Certo é que a estas construções surpreenderam em muitas ocasiões quem as viu ou visitou.
E não é para menos, da Basílica de São Pedro em Roma à Catedral do Notre Dame em Paris, ou Catedral de São Basílio em Moscovo ou a de São Paulo em Londres, para citar apenas algumas das mais famosas, todas deixaram a sua marca pela riqueza artística e grandeza arquitetónica.
No entanto, a par destes monumentais edifícios religiosos, existem muitos outros mais pequenos e mais humildes, que, apesar de tudo, conseguiram cumprir na perfeição a sua missão. Outros até conseguiram adaptar-se aos novos tempos através de novos sistemas construtivos. É o caso desta igreja pré-fabricada, projetada pelo estúdio FARO Architecten em Mennorode (Países Baixos).

Os arquitetos projetaram esta igreja para os fiéis do culto menonita, movimento cristão anabatista, originário do século XVI durante a Reforma Protestante, de acordo com seus princípios tradicionais. O resultado é esta construção sustentável, que criou um belo espaço de encontro. Um aspeto que se destaca é a sobriedade, algo que foi herdado das primeiras igrejas menonitas, que eram bastante discretas, para melhorar a concentração e a unidade, e costumavam ser escondidas para passar despercebidas e evitar qualquer indício de repressão.

O compromisso com a sustentabilidade materializou-se no facto de o edifício ser totalmente em madeira. Mas não é só isso, já que o interior foi finalizado com piso reciclado de um antigo convento e o telhado e as paredes externas são revestidas com telhas francesas de acácia, extraídas de madeiras produzidas de forma sustentável. A fachada frontal é feita de madeira de carvalho nativa e as paredes e teto foram isolados com linho.
Graças à sua forma e estrutura, esta bonita igreja pré-fabricadapretende ser mais do que apenas um local de culto, e será usada para reuniões e outras funções. Um canto especialmente projetado para esse efeito será dedicado, como é normal numa igreja, à reflexão, quietude e meditação.





Para poder comentar deves entrar na tua conta