
Em Zhaotong, no sudoeste da China, está localizado o município de Yanjin, nas margens do rio Nanxi. Rodeada por montanhas e vegetação, esta cidade foi crescendo ao longo do tempo em torno do leito do rio e atualmente é considerada “a cidade mais estreita do mundo”.
Num documentário publicado pelo youtuber Guizhou Li Jun, e graças aos planos gravados com drones, pode ver-se o ponto mais estreito da localidade, que mede apenas 30 metros de largura, sendo que o mais amplo chega aos 300 metros. A população da cidade não parou de crescer, com a criação de novos edifícios residenciais às margens do Nanxi. Mas por estar localizado à beira da água, o terreno é um pouco pantanoso, então os prédios costumam ser construídos sobre palafitas de madeira para evitar inundações.

No documentário indicam uma população aproximada de 376.000 habitantes, outras fontes fornecem dados que ultrapassam os 400.000. A cidade tem todo tipo de comércio, estabelecimentos e até o trânsito habitual típico do país. Yanjin está dividida em duas secções separadas pelo próprio rio e unidas por várias pontes localizadas ao longo dele.
Li Jun explica que antigamente a economia desta área dependia principalmente do negócio do sal, mas hoje é uma das áreas mais pobres da China. "A área é rica em recursos naturais e é cercada por montanhas escarpadas em ambos os lados."

Para poder comentar deves entrar na tua conta