
Artigo escrito por Sandra Barañano, diretora técnica da Cuida Tu Casa
Julho, agosto… são sinónimos de férias! E estes meses de verão muitas vezes são considerados os ideais para fazer reformas em casa. Até porque, assim, a casa fica pronta para começar um novo ciclo, que se inicia com um novo ano letivo. E este pode ser mesmo o melhor momento para renovar a casa para quem tem crianças pequenas, uma vez que - em geral - passam a maior parte do tempo na praia, nas montanhas, na piscina, em excursões, acampamentos ou com amigos.
Há várias vantagens de renovar a casa no verão. Primeiro, o sol põe-se mais tarde, os dias são mais longos, criando a possibilidade de desfrutar da luz natural durante mais horas do dia.
Outra grande vantagem é que nos meses de verão é comum as lojas de materiais, de construção e decoração darem início às promoções antes da novo ciclo de vendas. Ou seja, pode ser o momento certo para aproveitar a ocasião e conseguir todos os materiais necessários para reformar a casa por um preço acessível, principalmente tendo em conta a inflação que se está a refletir em todos os custos dos materiais relacionados com a construção de casas.

Reformar a casa divisão a divisão
Mesmo que não seja preciso fazer uma reforma da casa abrangente, podes focar-te em renovar divisões ou áreas específicas da tua casa que têm prioriedade. Assim que esta primeira fase estiver pronta, podes ir reformando outras divisões da casa.
- Reformar a cozinha: esta divisão é uma das mais usadas da casa. Iniciar um novo ano letivo sem ter este espaço impecável e 100% operacional pode ser uma verdadeira loucura, principalmente se tiveres filhos. E no verão é mais fácil prescindir da cozinha, se necessário.
- Reformar a casa de banho: o mesmo acontece com as casas de banho da casa. São divisões de uso diário e tê-las em mau estado durante uma época do ano em que é muito utilizada, pode causar o caos em tua casa. Portanto, os meses de verão podem ser os mais convenientes para renovar esta divisão da casa.

- Pintar as paredes da casa: o melhor mesmo é pintar as paredes da tua casa no verão, quando podes deixar as janelas abertas durante mais tempo para deixar secar a tinta fresca de forma rápida.
- Trocar pavimentos e janelas: com o passar do tempo, os pisos e as janelas dos quartos acabam por se estragar e dar problemas. Neste sentido, é melhor trocar primeiro o piso e depois as janelas.
- Reabilitar a casa em termos energéticos: embora agora o sol e o calor nos convidem a passar tempo no terraço ou na varanda, importa começar a pensar já nas necessidades do inverno. O verão pode ser a melhor altura para investir num bom sistema de aquecimento que te vai permitir poupar dinheiro a longo prazo. E podes aproveitar os fundos europeus e os programas do Governo para tornar a tua casa energeticamente mais eficiente.

Voltar para a escola ou para o escritório após o período de férias pode ser muito mais confortável se prepararmos a casa durante os meses anteriores. E, para isso, é interessante aproveitar as vantagens que o verão oferece para realizar obras dentro de casa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta