
O verão está aí e para desfrutar dos dias quentes, tentando viver melhor nas ondas de calor, há quem procure refúgios à sombra, aproveite a praia, o rio, a natureza ou a piscina lá de casa ou do condomínio. A questão é que as casas com piscina não são para qualquer bolso. Quem decidir comprar um apartamento com piscina em Portugal vai pagar, em média, 63,4% mais do que quem optar por uma casa sem esta comodidade, revela o estudo publicado pelo idealista tendo por base dados de julho.
E, além disso, este tipo de produto, ao contrário de outros países como Espanha, é ainda difícil de encontrar no mercado residencial nacional. Ou seja, a oferta de casas com piscina é escassa: apenas 9,3% dos apartamentos anunciados na plataforma imobiliária em Portugal dispõe de piscina.
Mas onde é que é mais caro comprar uma casa com piscina do que uma casa sem piscina? De acordo com os dados, Lisboa é a cidade onde a diferença de preço entre comprar um apartamento com ou sem piscina é maior. Na capital, quem optar por adquirir uma habitação com piscina vai pagar, em média, mais 79,1%. Aveiro (63%), Castelo Branco (58,8%), Beja (52,6%), Viana do Castelo (44,4%), Porto (32,7%) são as cidades onde há maior diferença de preços entre casas com piscina e sem.
Com uma diferença de preço inferior a 30%, encontra-se o Funchal (25,0%), Faro (23,8%), Coimbra (21,1%) e Évora (20,6%). Já em Braga comprar um apartamento com piscina tem uma variação menor: é 14,5% mais caro do que adquirir um imóvel sem esta comodidade.
Onde há maior oferta de apartamentos com piscina em Portugal?
Se pretendes mudar de casa este verão e a piscina é um elemento que não poderá faltar, fica a conhecer quais são as cidades portuguesas que têm maior e menor oferta de casas com piscina à venda. A nível nacional, apenas 9,3% da oferta das casas tem piscina.
É no Funchal onde mais existem apartamentos à venda com piscina (33,3%). E logo a seguir estão:
- Faro (9,6%);
- Lisboa (8,5%);
- Porto (3,0%);
- Évora (2,9%);
- Beja (1,6%);
- Braga (1,6%).
E onde é que há menos apartamentos à venda com piscina? Com uma oferta inferior a 1%, encontram-se as cidades de Castelo Branco (0,5%), Coimbra (0,4%), Aveiro (0,4%) e Viana do Castelo (0,2%), aponta o estudo. Em alternativa, se tens espaço em casa, um terreno para construir casa, ou uma casa para reabilitar, podes sempre pensar em construir uma piscina. Além de te servir para te refrescares nestes dias quentes e viver bons momentos com a família e amigos, estarás a investir na valorização do imóvel, tendo em conta o que valem mais as casas com piscina à venda no mercado atualmente.
Metodologia
Para a elaboração deste estudo, o idealista analisou o preço absoluto dos apartamentos à venda em Portugal, excluindo as moradias. Para o estudo, foram apenas analisadas as capitais de distrito onde a amostra fosse representativa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta