
Fazer as malas e ir de férias significa para muitos portugueses viajar para outro país, ou seja, “apanhar” o avião e rumar a outro destino, muitas vezes fora da Europa. Um dos temas a ter em conta nestas situações está relacionado com o dinheiro que se leva e, em última instância, se é preciso fazê-lo. Uma coisa é certa: se a opção for essa há que ter em conta as taxas de câmbio na hora de trocar euros por outra moeda, a usada no país de destino. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo o que é preciso saber sobre as taxas de câmbio. Toma nota.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Estamos de partida para a África do Sul. Está tudo tratado: viagem, alojamento, excursões, etc., porém ainda não conseguimos resolver o problema do dinheiro para levar connosco. Ou seja, como tratar da compra da moeda de lá, o rand sul-africano. Como fazê-lo? O que são as taxas de câmbio?
Desde já votos de boa viagem e boas férias! Tens toda a razão em querer resolver esta questão. Quando se vai viajar é sempre conveniente levar a moeda do país destino, é mesmo um aspeto importante do nosso planeamento das férias.
O câmbio é a operação de troca de uma moeda por outra (como no teu caso, a troca de rand (África do Sul) por euros (Portugal). A taxa de câmbio é o preço a que essa troca é feita, ou seja, o valor de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.
Importa saber que os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal, mesmo considerando as comissões cobrar.

Para trocar moeda estrangeira poderás dirigir-te a uma instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada no Banco de Portugal, cuja lista poderá ser consultada no respectivo endereço eletrónico.
As taxas de câmbio de referência são divulgadas pelo Banco de Portugal com carácter informativo, podendo, no entanto, aquelas entidades fixar livremente as taxas de câmbio e comissões associadas, que deverão ser devidamente publicitadas em preçário próprio.
Poderás, pois, utilizar o conversor do Banco de Portugal para saber quantos rand poderás obter pelos euros que pretendes vender, embora essa referência possa oscilar ligeiramente, ficarás uma informação muito próxima da realidade.
No regresso, se ainda tiveres moeda estrangeira e pretenderes trocar por euros, fica ciente que a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra, certamente mais desfavorável, motivo pelo qual existem duas taxas de câmbio (a cotação de venda é superior à cotação de compra).
Faz uma pesquisa cuidadosa e antecipada dos melhores câmbios do mercado, compara condições e, mais importante, recorre a instituições habilitadas e confiáveis.
*Contacta-nos através do número de telefone 21 371 02 00, do email deco@deco.pt ou da linha whatsapp +351 966 449 110. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. Visita o nosso site: deco.pt.
Para poder comentar deves entrar na tua conta