Técnicas, estilos, materiais, tecidos e cores. Há muitas tendências para mobilar a casa, e nada melhor que aproveitar o momento entre estações, como o verão, para dar um renovado aos espaços. Em agosto ainda há saldos, mas também começam a chegar novidades para “vestir” a casa no próximo outono-inverno. Deixamos-te algumas dicas para mobilar a casa em 2022 de uma forma simples e prática.
Como mobilar a casa em 2022
O mundo é belo porque é variado. E isso é confirmado pelas 5 técnicas em voga para mobilar a casa em 2022, a saber:
- Minimalismo: a técnica certa para quem gosta de simplicidade;
- Green & nature: espírito orientador dos mais sensíveis à questão da eco-sustentabilidade, atentos à origem dos materiais de mobiliário e estofos, mas que, no entanto, não renunciam à elegância;
- Mix & match: expressão de quem gosta de misturar estilos em forte contraste para obter uma casa única e personalizada;
- Maximalismo: sem regras, é a técnica escolhida por quem gosta de criar contrastes poderosos entre cores, tecidos, móveis e estilos, de acordo com os usos e tradições de tempos e lugares distantes;
- Upcycling: é a técnica dos criativos, que adoram personalizar ambientes por meio da reciclagem de materiais e objetos em desuso.
Mobilar a casa: as novas tendências entre a sobriedade e o excesso
Cores ecléticas e decisivas despontam das cores neutras do estilo minimalista e criam novas tendências de decoração, mais enérgicas e tenazes.
Esses tons são:
- Verde azeitona: para combinar com o amarelo ocre para evocar um efeito exótico, ou com o bronze e o ouro para relembrar a elegância.
- Azul escuro: para combinar com ouro, bronze e amarelo ocre para um resultado elegante, ou com branco e vermelho para mobilar a casa em estilo marinho.
- Very peri: é a cor escolhida pela Pantone como a cor do ano. Pode ser combinado com cinza e bronze para um resultado exclusivo e elegante, mas também fica perfeito em contraste com cores vivas como o laranja, ou associado ao branco e aos diferentes tons de roxo.
- Vermelho escarlate: pode ser combinado com cores escuras para relembrar o estilo pop.
- Fúcsia: para combinar com cores escuras ou igualmente brilhantes para resultados extravagantes e originais.
Tecidos, acessórios e materiais: o que está na moda?
No ano da diversidade como recurso, as plantas podem ser escolhidas como o único elemento perfeito para cada estilo; tecidos, acessórios e materiais devem ser escolhidos sob medida para a casa. Por exemplo, acessórios de veludo e madeira serão preferidos para um estilo selva, ou algodão reciclado, bambu e macramé serão usados para um estilo boho chic.
Quais são os estilos de móveis em voga
E por falar em estilos de decoração, quais são os mais importantes?
- Urban Jungle: o estilo que traz a natureza para dentro de casa, imponente e selvagem nos cantos dos quartos, mas também estampado nas paredes.
- Japandi: uma mistura de estilo japonês e escandinavo, elegante, simples e limpo em que os tons de madeira se misturam com cores escuras e claras.
- Minimal: um estilo simples que privilegia as cores neutras, mas que se mistura cada vez mais com outros estilos para resultados vivos e exclusivos.
- Boho Chic: a combinação do estilo boémio com outros estilos de móveis, votados para resultados românticos ou étnicos, de acordo com as cores escolhidas.
Para poder comentar deves entrar na tua conta