
A natureza é uma das principais fontes de inspiração para os seres humanos. É verdade que em alguns momentos da história, as obras humanas tentaram diferenciar-se tanto quanto possível do mundo natural, mas em outras ocasiões, não foi esse o caso. E esta é uma realidade que pode ser observada no mundo da arte e do design; também na arquitetura. Um bom exemplo é este complexo, chamado Rock Cabins, concebido e construído pelo estúdio de arquitetura Hello Wood, em colaboração com a TreeHouses, que consiste em seis cabanas pré-fabricadas no coração de Csóromfölde, Hungria.
A intenção por detrás destas cabanas era fazer com que se misturassem em total harmonia com a natureza envolvente, como se não fosse mais do que uma extensão da mesma. "A principal intenção por detrás do projeto era construir um resort de cabanas que se integrasse perfeitamente na paisagem de campos e colinas. As formas orgânicas das cabanas criam uma ligação entre o ambiente natural e o ambiente construído. A utilização de madeira para as casas sugere naturalidade, lembrando os materiais (anexos, vedações, muros) que sempre estiveram presentes na arquitetura tradicional", explica o website Hello Wood.
O espaço onde as cabines estão localizadas já teve muitas funções. Em primeiro lugar, era uma quinta. Mais tarde, tornou-se o local de toda uma série de programas de formação em educação arquitetónica. Contudo, uma vez terminada a temporada de verão, Csóromfölde e as aldeias circundantes foram abandonadas durante grande parte do ano, criando problemas económicos e de emprego. Uma realidade que a Hello Wood quis ajudar a combater com este complexo, contratando pessoas locais para a construção e manutenção, bem como para outras atividades relacionadas com o turismo.
Para garantir total privacidade e uma experiência relaxante, as cabanas foram posicionadas de frente umas para as outras e em direção aos exuberantes campos circundantes e colinas onduladas. Além disso, foi tida em conta a necessária sustentabilidade do complexo, com um sistema de pré-fabricação que minimiza o impacto através da redução dos resíduos no ambiente.
A estrutura inovadora e o revestimento asseguram que as cabines podem ser aquecidas e arrefecidas com um consumo mínimo de energia. A sala de estar principal foi levantada do chão, os sistemas técnicos foram colocados por baixo, enquanto o telhado consegue equilibrar a temperatura no interior das cabanas.
"Ao conceber e construir o complexo de cabanas, concentrámo-nos em proteger a paisagem tanto quanto possível, o que conseguimos utilizando formas e materiais orgânicos, bem como em restringir a escala do projeto. As estruturas da cabana que criámos são temporárias e móveis, tal como os fardos de feno no terreno. O revestimento de madeira envelhece lindamente, mudando e misturando-se com o ambiente verde". O conjunto fica completo com outras construções auxiliares, tais como o edifício da receção e as áreas de restauração. Em todos eles, o desejo de se adaptar à natureza e evitar um impacto ambiental excessivo é visível.







Para poder comentar deves entrar na tua conta