Empresa de retalho alimentar da Sonae é o primeiro inquilino do complexo logístico Rainha Green Logistics Park, na Azambuja.
Comentários: 0
Logística está ao rubro em Portugal
Vista aérea do complexo logístico Rainha Green Logistics Park Green Logistics e MC

A MC, empresa de retalho alimentar da Sonae, é o primeiro inquilino do complexo logístico Rainha Green Logistics Park, localizado na Azambuja, a cerca de 40 quilómetros a Norte de Lisboa. Trata-se do primeiro investimento em Portugal da Green Logistics, marca da área de logística do grupo alemão Aquila Capital e que faz parte do fundo Aquila Capital Southern European Logistic. O espaço em causa foi formalmente entregue à MC. 

O Rainha Green Logistics Park é um complexo logístico composto por dois edifícios – um deles será ocupado pela MC –, sendo que os trabalhos de urbanização associados representam um investimento de cerca de 100 milhões de euros, referem em comunicado a Green Logistics e a MC. 

“A Green Logistics entregou também ao município da Azambuja a titularidade de grande parte dos trabalhos de urbanização desenvolvidos no âmbito do projeto, nos quais se inclui um parque de estacionamento com capacidade para 353 veículos ligeiros e 51 veículos pesados, a melhoria da estrada de acesso existente, uma nova estrada de acesso e um acesso pedonal direto à estação ferroviária de Vila Nova da Rainha”, lê-se na nota. 

Um complexo logístico com 112.000 m2

O complexo logístico Rainha Green Logistics Park tem 112.000 metros quadrados (m2) e cumpre os mais exigentes critérios de eficiência e sustentabilidade para garantir a redução de emissões de dióxido de carbono, essenciais para obter a certificação BREEAM, a mais importante na área da sustentabilidade a nível mundial, explicam as empresas. 

“O projeto irá contar com a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura de um dos edifícios e incorpora uma bacia de retenção de água, para promoção de drenagem natural das águas pluviais, sem haver necessidade de ligação à rede”, adiantam.

Citado no documento, Jens Hoeper, responsável da área de Gestão de Investimento em Logística na Aquila Capital, considera que a entrega do primeiro projeto da empresa em Portugal “representa um marco muito importante” para o grupo. “O nosso compromisso com Portugal é firme, por isso esperamos que este seja o primeiro de muitos projetos da Green Logistics que levaremos a cabo no país”, comenta. 

“Com este novo edifício conseguimos melhorar as condições de trabalho da nossa equipa, além de aumentarmos a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental da nossa operação”, salienta, por seu lado, Rui Braz, Diretor de Desenvolvimento da Logística na MC. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta