É possível que as luzes de Natal aumentem a fatura da eletricidade no final do mês de dezembro? Fizemos as contas por ti.
Comentários: 0
Árvore de Natal
Unsplash, Foto de Sapan Patel

Já tens a tua casa repleta de decorações de Natal? Não queremos ser portadores de más notícias, mas a somar aos gastos típicos desta época, como no caso dos presentes, a verdade é que as luzes de Natal podem tornar-se um gasto extra e aumentar a fatura da luz ao final do mês, sobretudo este ano em que se ouviu falar bastante de variações no preço da eletricidade.

Para que não faças uma utilização incorreta da decoração natalícia, vamos ajudar-te a poupar nas luzes de Natal e apresentar algumas luzes mais económicas, assim como alternativas modernas e inteligentes para viveres o Natal na sua plenitude. 

Quanto gastam as luzes de Natal?

árvore de Natal iluminada
Unsplash

Regra geral as luzes de Natal vão afetar a conta da eletricidade. Quando a iluminação de Natal fica ligada durante poucos minutos não perceberás as diferenças na fatura de eletricidade. Noutras situações, onde as luzes de Natal estão ligadas 24 sob 24 horas, será evidente essa diferença na conta que recebes em casa. 

Para entender quanta energia gastam as luzes de Natal deverás colocar um papel e lápis em cima da mesa e começar a fazer os cálculos. Consideremos a seguinte fórmula:

Consumo de eletricidade das luzes de Natal: (potência em Watts do sistema de iluminação/1000) x (horas de utilização) é igual ao consumo em kWh.

Tenhamos em conta uma grinalda de 100 lâmpadas LED de 0.3 Watts que permanece ligada durante todo o mês de dezembro (31 dias consecutivos), durante 8 horas por dia. O primeiro cálculo a fazer é dividir a potência da grinalda de luzes LED por 1.000, que resultaria em 0,003 kW.

Depois, basta multiplicar os 31 dias por 8 horas de consumo. No total seriam 248 horas de funcionamento. Seguimos em frente e multiplicamos os 0,003 kW pelas 248 horas, resultado em 0,74 kWh gastos no final do mês. 

Se o preço do kWh da tarifa de eletricidade que tens contratada em tua casa for de 0,15€, irás gastar 0,11€ pelas luzes de Natal ao final do mês. É um valor baixo, mas se tiveres outras grinaldas de iluminação em casa, como na árvore de Natal, no presépio ou em redor da lareira, o preço será mais alto. Haverá assim uma subida significativa na fatura da eletricidade. 

Vantagens das luzes de Natal LED: são uma alternativa sustentável?

iluminação de Natal no exterior
Unsplash

 

O conflito armado na Ucrânia continua a ter grandes implicações no sistema energético europeu. Embora nem todos os portugueses disponham de lâmpadas LED (Light Emitting Diode) em sua casa e, muito menos na iluminação de Natal, importa saber que estas são realmente a alternativa mais sustentável. As luzes de Natal LED trazem várias vantagens: 

  • Magia do Natal em grande: poderás continuar a celebrar o espírito natalício sem quaisquer preocupações na fatura de eletricidade;
  • Diminuição da pegada ecológica: as casas que ainda fazem uso de lâmpadas tradicionais para a iluminação de Natal prejudicam o ambiente. Com as lâmpadas LED assegura que a tua pegada ecológica é baixa durante a época do ano na qual são feitas maiores reuniões familiares;
  • Longevidade das lâmpadas LED: este tipo de lâmpadas consome menos 90% que as lâmpadas tradicionais. Além disso, o seu tempo de vida útil é  de aproximadamente 10 anos ou um número impressionante de 100 mil horas de vida. 

Escolhe uma iluminação de Natal sustentável, que te permitia contribuir para um futuro melhor. 

5 dicas úteis para poupar na iluminação de Natal  

velas de Natal
Pexels

Hoje em dia é essencial adotar comportamentos inteligentes para poupar na fatura de eletricidade. Estas são as nossas dicas para que possas poupar numa época tão dispendiosa como o Natal: 

  1. Para além das luzes de Natal LED, poderás decorar a casa ou árvore de Natal com grinaldas de pilhas recarregáveis. Outros sistemas de carregamento USB gastam pouca energia e podem ser utilizados durante vários anos com manutenção mínima; 
  2. Se não encontras cortinas LED para decorar o exterior opta por adornos alimentados pela energia solar, uma alternativa ainda mais ecológica. As grinaldas a energia solar estão à venda em lojas como a Leroy Merlin e disponíveis a preços acessíveis;   
  3. Estipular um horário específico para ligar as luzes de Natal: para os consumidores com a tarifa bi-horária ou tri-horária compensa ligar as luzes de Natal durante as horas de vazio.
  4. Instala temporizadores e utiliza apps de gestão de energia elétrica no smartphone. Algumas grinaldas LED inteligentes já vêm com configuração de temporizador e programas automáticos de ligar/desligar;
  5. Se não queres gastar mais nenhum cêntimo na fatura de eletricidade relacionada com iluminação de Natal, podes optar por decoração sem luz. Podes pendurar um Pai Natal no terraço, varanda ou chaminé ou colocar fitas douradas nas variadas divisões do teu lar.

Há também quem utilize velas para decoração de Natal. São vendidas em formatos muito particulares, como anjos, renas ou Pais Natais. Uma forma de economizar e de dar destaque às figuras emblemáticas. 

Aquecimento da casa durante o Natal: como reduzir a fatura?

Além da iluminação, deverás também pensar no sistema de aquecimento para o Natal. Quem não quer uma casa quentinha e confortável durante esta época do ano? Existem muitas maneiras de aquecer a casa e ter água quente sem gastar muito dinheiro.

Entre as soluções de aquecimento da casa mais económicas temos a salamandra a pellets, que no entanto obriga à instalação de uma chaminé. Em alternativa poderás optar pela instalação de um sistema de ar condicionado. No entanto, nos últimos tempos, têm sido muito comentados os painéis solares térmicos com incentivos fiscais atrativos e que permitem vender o excedente de energia produtivo à rede elétrica ou participar em Comunidades de Energia Renovável com infinitas vantagens. 

O que fazer se a fatura da luz se mantiver elevada após o Natal? 

Sabemos que és um consumidor atento à fatura de eletricidade. Se depois do Natal continuares a achar os preços da energia demasiado altos, talvez esteja na altura de explorar as ofertas das restantes comercializadoras em Portugal, que poderão dispor de tarifas mais vantajosas.

Em 2023, estão previstos novos aumentos na fatura de eletricidade, portanto o Natal é também uma excelente altura para comparar as ofertas mais convenientes. Não esperes mais e começa a poupar.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta