O custo da energia é um dos que mais pesa no orçamento mensal das famílias, sendo uma despesa que tem vindo a subir nos últimos tempos, na sequência da crise energética que se vive um pouco por todo o mundo. Em Portugal, o preço da eletricidade em mercado regulado aumentou 1,6% em janeiro, em relação ao mês anterior, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média do ano passado. É crucial, portanto, poupar. Quer na carteira quer no planeta. Como? Damos algumas dicas sobre o tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Li recentemente que o consumo que fazemos da energia não é sustentável, nem para o meio ambiente, nem (e sobretudo!) para o nosso orçamento. A fatura da eletricidade é sempre muito elevada e com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia o valor tornou-se mesmo insuportável. Que dicas pode a Deco dar-nos para diminuir o consumo de energia?
Acreditamos que é possível reduzir as despesas e poupar o planeta, por isso respondemos ao teu desafio. Apresentamos alguns gestos simples para reduzir as despesas das faturas dos serviços públicos essenciais, nomeadamente a da eletricidade, que tem um peso significativo no orçamento familiar.
Guarda estes gestos simples que poupam muita energia e utilizam de forma eficiente os diversos eletrodomésticos:
- Simula consumos e estuda as possibilidades de adesão a tarifas diferentes, como a bi-horária, transferindo alguns consumos (por exemplo: máquinas de lavar loiça e roupa) para as horas de vazio (em regra, o período noturno e fim de semana);
- Sendo a luz solar a mais eficaz de todas as formas de iluminação, deves aproveitá-la sempre que possível;
- Ao desligar as luzes nas divisões desocupadas, pouparás alguns euros na iluminação;
- Substitui as lâmpadas incandescentes por modelos economizadores da classe A (por lâmpada, pode poupar até 10 euros por ano);
- Não deixes os aparelhos em modo de espera. Segundo a Comissão Europeia, este consumo corresponde a 10% da fatura elétrica doméstica;
- Retira da tomada os carregadores de aparelhos quando a bateria estiver cheia;
- Prefere os equipamentos elétricos das classes A, A+ e A++;
- Utiliza as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga máxima e com programas económicos;
- Verifica se o frigorífico fecha bem e regula as temperaturas. Arruma os alimentos de modo a que o frio fique distribuído e elimina o gelo acumulado;
- Se possível, seca a roupa no exterior e passa-a enquanto estiver um pouco húmida, pois assim também poupas ao engomar. Já agora, desliga o ferro de engomar cinco minutos antes de terminares e aproveita o calor acumulado.
Queres saber mais do que umas luzes sobre a tua fatura de eletricidade? Contacta o nosso Gabinete de Aconselhamento Energético (GAE).
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 24 ou do email energia@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
Para poder comentar deves entrar na tua conta