Austrália foi, em 2021, o país que registou a maior produção mineira de lítio (55.416 toneladas). Portugal está no sétimo lugar.
Comentários: 0
Os maiores produtores mundiais de lítio são...
Jornal de Negócios

A Austrália foi, em 2021, o país que registou a maior produção mineira de lítio, com 55.416 toneladas, o equivalente a mais de metade da produção total a nível mundial. Portugal também se encontra no top 10, ocupando a sétima posição, com 900 toneladas. Em causa estão dados divulgados recentemente pela BP Statistical Review of World Energy.

O lítio, que tem estado na mira dos investidores a nível mundial, é usado sobretudo como componente das baterias dos veículos elétricos, sendo este setor o seu maior cliente, escreve o Jornal de Negócios. 

Dados da Visual Capitalist mostram que, em 2021, o consumo de lítio a nível mundial foi de 74% no segmento das baterias, contra 14% na cerâmica e vidro e 3% na graxa lubrificante, escreve a publicação. 

No caso concreto de Portugal, importa ainda referir que é o sexto país do mundo com maiores reservas de lítio, com 60 mil toneladas, em potência, do metal alcalino, segundo dados do Departamento de Geologia dos EUA, citados pelo Jornal de Negócios.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta