Consumo privado desacelerou e investimento recuou no 1T, tendo havido uma aceleração das Exportações de Bens e Serviços em volume.
Comentários: 0
PIB em Portugal
INE

O Produto Interno Bruto (PIB) está a crescer em Portugal, tendo aumentado 2,5% no primeiro trimestre de 2023 face ao mesmo período do ano passado e 1,6% em cadeia, ou seja, comparativamente com os últimos três meses do ano passado, segunda dados divulgados esta quarta-feira (31 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 2,5% no primeiro trimestre de 2023 (3,2% no trimestre anterior). A procura interna registou um contributo nulo para a variação homóloga do PIB no primeiro trimestre, após um contributo de 2,3 pontos percentuais (p.p.) no trimestre anterior”, lê-se no boletim do INE. 

Segundo o instituto, o consumo privado desacelerou e o investimento diminuiu, tendo-se assistido, nos primeiros três meses do ano, a uma aceleração das Exportações de Bens e Serviços em volume. Já as Importações de Bens e Serviços abrandaram, traduzindo-se num aumento do contributo da procura externa líquida para 2.6 p.p. (0,9 p.p. no quarto trimestre). 

Na variação em cadeia, ou seja, no primeiro trimestre do ano faco ao último de 2022, o PIB aumentou 1,6% em volume (crescimento em cadeia de 0,3% no trimestre anterior). 

Crescimento do PIB e recuo da inflação são “boas notícias”, diz Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, considerou que a confirmação do crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre e o recuo da taxa de inflação para 4,0% em maio são “boas notícias”, que abrem boas perspetivas relativamente ao resto do ano.

“São boas notícias para a economia portuguesa, para as famílias portuguesas e para aquilo que podemos esperar do ano de 2023", afirmou o governante, citado pela Lusa. 

Relativamente ao crescimento do PIB, Fernando Medina salientou que é “a confirmação do crescimento da economia portuguesa puxado, no essencial, pelas exportações”. “Exportações de serviços, com destaque para o turismo, mas também exportações de bens, isto é, a indústria portuguesa a mostrar uma capacidade muito significativa de avançar relativamente aos seus mercados de exportação e, com isso, contribuindo para o aumento da riqueza do nosso país”, referiu.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta