
Entre 1999 e 2028, a economia portuguesa acumula um crescimento de apenas 42,1%, o que representa uma taxa média anual na ordem dos 1,2%, inferior à do Haiti ou do Tonga, por exemplo. Portugal é, de resto, a 13ª economia mais lenta do mundo. Em causa estão projeções (até 2028) publicadas recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê que o PIB português só aumente 1% em 2023.
Segundo o Expresso, que se apoia nos dados do FMI, a Irlanda, que também fez parte dos primeiros 11 países da União Económica e Monetária em 1999, ou seja, a adotar a moeda única – tal como Portugal –, deverá crescer 370% durante o mesmo período temporal, o que significa que quase quintuplicou o PIB.
Na União Europeia (UE), apenas dois países têm pior desempenho que o português nestes 30 anos: Itália (17,3%) e Grécia (24,3%).
De referir ainda que, a nível mundial, entre os PIB mais lentos que o português estão os de países que enfrentaram (ou ainda enfrentam) situações de guerra ou conflitos armados, como é o caso da Líbia ou do Iémen, escreve a publicação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta