Essential Homes é o mais recente projeto do famoso arquiteto Norman Foster, apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza. Trata-se de uma casa pré-fabricada direcionada para o futuro e que promete cobrir todas as necessidades básicas. Trata-se de um protótipo de habitação sustentável que combina inovação arquitetónica e consciência ambiental.
O projeto resulta da parceria entre a Norman Foster Foundation e a Holcim. Este protótipo de casa sustentável foi desenhado para proporcionar comodidade, bem-estar e segurança.
O desenho circular e o respeito pela sustentabilidade
Nos dias que correm, falar de uma casa futurista é falar, obrigatoriamente, de sustentabilidade. E é por isso que cada componente deste projeto se pode reutilizar e reciclar. Potenciando a construção circular, os materiais reciclados ECOCycle da Holcim foram usados para fazer a base do modelo Essential Homes.
Além disso, o protótipo conta também com sistemas de isolamento energéticos eficientes, como placas Elevate ou placas de espuma Airium baixas em carbono, garantindo o conforto térmico e acústico.
Um projeto que nasce a pensar numa causa social
Os fluxos de refugiados são cada vez mais uma realidade que, segundo as previsões, têm tendência a aumentar nos próximos anos. Foi a pensar nesta causa que a Essential Homes nasceu.
Norman Foster desenhou o protótipo com o objetivo de que este seja um lar adaptado a proporcionar todas as condições a estas pessoas, num visível contraste com os atuais campos de refugiados que deveriam ser soluções temporais, mas que, infelizmente, se tornam muitas vezes as casas de muitas famílias durante décadas.
Veneza como palco da sua apresentação
Instalada nos jardins de Marinaressa, a Essential Homes pode ser visitado na Bienal de Arquitetura de Veneza até ao próximo dia 26 de novembro de 2023. E para os mais curiosos, está também disponível uma exposição, no Palazzo Mora, onde podes ver todo o processo de criação deste projeto através de fotografias e maquetes.
Para poder comentar deves entrar na tua conta