Gostarias de abrir o frigorífico e ser confrontado com uma experiência estética? Os tutoriais do Tik Tok sobre a organização do frigorífico têm dado que falar, ao mostrarem alimentos coloridos, fora das suas embalagens originas e colocados depois em bonitos recipientes dentro do imprescindível eletrodoméstico.
Apesar desta experiência visual que podes ver deste o telemóvel, não queremos que fiques por aí e aprendas com a plataforma a organizar o frigorífico prateleira por prateleira.
Como organizar o frigorífico: a febre do Tik Tok
Atualmente, as hashtags #fridgerestock e #fridgeorganization - que poderemos traduzir como “reabastecimento do frigorífico” e “organização do frigorífico” - acumulam milhões de visualizações no Tik Tok. Os vídeos seguem um padrão simples: os recipientes de plástico transparentes são preenchidos por mãos anónimas com frutas, vegetais, snacks e até refrigerantes.
Apesar de ser importante dar o primeiro passo na organização do frigorífico, observar alguém a arrumar um dos eletrodomésticos mais importantes do lar proporciona uma sensação de tranquilidade, por muito efémera que seja.
Podes realmente seguir os vídeos, mas deves prestar atenção porque alguns deles não oferecem conselhos práticos de organização do frigorífico. Por exemplo, guardar bananas na gaveta dos vegetais pode torná-las demasiado duras ou lavar morangos antes de os guardar vai contra a correta conservação dos alimentos. Então como arrumar o frigorífico corretamente?
Como organizar o frigorífico por prateleira?
De forma a ajudar na conservação dos alimentos e até prolongar o tempo de vida de outros, existem maneiras mais inteligentes de organizar o frigorífico e as suas prateleiras. Vejamos o que deve ser arrumado em cada uma delas:
- Gavetas dos vegetais: são a base do frigorífico. Aqui deverás guardar frutas e legumes como maçãs, pêssegos, pimentos, tomates, alfaces, cenouras, beringelas, courgette, abóboras, feijão verde, etc. Devem ficar bem organizados para não danificar os alimentos mais sensíveis;
- Prateleiras inferiores e centrais do frigorífico: poderás colocar carne e peixe frescos, em recipientes selados, para evitar a contaminação. Também podes colocar alguns recipientes cobertos. Os laticínios - iogurtes, pequenas embalagens de natas, queijos - também devem ser colocados aqui. Não é aconselhável colocar o queijo aberto próximo de leite ou de natas, porque podem absorver o seu sabor;
- Prateleiras superiores: embora a maioria das pessoas coloque iogurtes, queijos e manteigas nesta divisão, é recomendável colocar apenas refeições já cozinhadas que vais utilizar no almoço ou jantar desse dia;
- Parte inferior da porta do frigorífico: sumos e bebidas em garrafas deverão ser colocadas nestes compartimentos;
- Parte central da porta do frigorífico: garrafas pequenas de sumos, molhos (ketchup, maionese) e pequenas latas;
- Parte superior da porta do frigorífico: nesta parte, que normalmente ocupa pouco espaço, deverás colocar ovos, e algumas, como por exemplo, laranjas ou limões.
Atenção porque antes de iniciares a reorganização do frigorífico, sugerimos que limpes todas as prateleiras com uma solução caseira, sem químicos.
Podes fazer uma mistura de vinagre e limão com ervas aromáticas e passar por todos os cantos do frigorífico. Tenta limpar o frigorífico com regularidade para evitar maus cheiros ou o surgimento de bactérias perigosas para a saúde.
Caixas de arrumação para frigorífico são uma boa ideia?
Como revela a febre da organização do frigorífico no Tik Tok, as caixas de arrumação serão uma excelente ideia para manter o espaço organizado e preservar a qualidade dos alimentos. Os alimentos que podem ser guardados em caixa são:
- Frutas e vegetais cortados: se quiseres ganhar mais espaço, podes cortar algumas frutas e legumes e colocá-las em caixas de arrumação para não secarem rapidamente;
- Alimentos mais sensíveis: queijos amanteigados e ervas aromáticas frescas também devem ser colocados em caixas. O mesmo para embalagens mais frágeis de molhos e temperos;
- Lanches: para além das sobras das refeições, que ficam bem organizadas em tupperwares, poderás colocar pudins, tartes e algumas tostas (de queijo fresco, delícias do mar ou atum) em caixas de arrumação para fácil acesso;
- Frutos secos: se preferes consumir os frutos secos e frutas desidratadas frias, poderás mantê-las em caixas de organização no frigorífico.
Embora estejam organizados em caixas de arrumação, poderá ser importante embrulhar estes alimentos num pano húmido ou num saco indicado para o frigorífico. Para prolongar a duração de armazenamento dos alimentos, podes congelar aqueles que não estás a pensar consumir nos próximos dias. Carnes e peixes, por exemplo, são facilmente congelados.
Alimentos que não deves guardar no frigorífico
O frio é essencial para garantir o bom estado de conservação da maioria dos alimentos. Mas outros não devem ser colocados no frigorífico:
- Melão, meloa, melancia: perdem sabor, textura e propriedades antioxidantes quando colocados ao frio;
- Banana: a casca normalmente fica escura. Pode perder o sabor se armazenada verde;
- Abacate: deves colocá-lo à temperatura ambiente para amadurecer melhor. No frigorífico só deve ser colocado depois de cortado, quando pretendes conservá-lo durante mais alguns dias;
- Azeite: colocá-lo no frigorífico altera o sabor, textura e até a cor e pode transformar-se numa espécie de manteiga;
- Conservas: não é aconselhável conservar enlatados depois de abertos no frigorífico. Deves guardá-los num recipiente de vidro ou cerâmica em lugar fresco e seco e consumi-los com a maior brevidade possível;
- Cebola e alho: podem ficar com mofo se colocados no frigorífico, ou seja, vão apodrecer mais rápido em contacto com as temperaturas frescas. Podes, no entanto, manter uma cebola descascada no frigorífico até 24 horas;
- Café: só conseguirás preservar o seu aroma e propriedades quando colocado num local fresco e escuro - que não é o frigorífico;
- Mel: fica espesso e será difícil de consumir, perdendo até as suas propriedades;
- Chocolate: as temperaturas muito frias não são indicadas para o chocolate, que deve ser guardado antes num local seco, longe do calor.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta