Trata-se de um aumento de 0,8 pontos percentuais (p.p.) relativamente ao trimestre anterior, segundo dados divulgados pelo INE.
Comentários: 0
Poupança das famílias sobe em Portugal
INE

A taxa de poupança das famílias subiu para 6,6% no terceiro trimestre do ano, refletindo um aumento do Rendimento Disponível Bruto (RDB) superior ao do consumo privado, segundo dados divulgados esta sexta-feira (22 de dezembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A taxa de poupança das famílias atingiu 6,6%, o que representa um aumento de 0,8 pontos percentuais (p.p.) relativamente ao trimestre anterior. Este resultado foi consequência do aumento de 1,9% do RDB (2,0% no trimestre anterior), superior ao crescimento de 1,1% do consumo privado”, lê-se no boletim do instituto. 

Segundo o INE, o RDB das famílias aumentou 1,9% face ao segundo trimestre, com crescimentos de 2,3% e 0,6% das remunerações e do valor acrescentado bruto, respetivamente. Já a despesa de consumo final aumentou 1,1% no trimestre em análise, ou seja, menos que o RDB, causando o aumento da taxa de poupança para 6,6%, que compara com um aumento de 5,8% no trimestre anterior.

A taxa de poupança das famílias, recorda o INE, mede a parte do rendimento disponível que não é utilizado em consumo final, sendo calculada através do rácio entre a poupança bruta e o rendimento disponível (inclui ajustamento pela variação da participação líquida das famílias nos fundos de pensões).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta