No quarto trimestre de 2023, os preços das casas em Manhattan (Nova Iorque/EUA) subiram pela primeira vez em mais de um ano.
Comentários: 0
Preços das casas em Manhattan
Foto de Jermaine Ee na Unsplash

O mercado imobiliário norte-americano dá sinais de esta a recuperar, tendo os preços das casas em Manhattan (Nova Iorque) subido, no quarto trimestre de 2023, pela primeira vez em mais de um ano. O aumento das vendas no segmento de luxo ajudou a impulsionar os negócios, ao mesmo tempo que as taxas de juro nos créditos habitação parecem estar a baixar, sendo esta uma tendência esperada para 2024. 

Segundo a Bloomberg, no último trimestre do ano passado, os preços medianos de venda rondaram os 1,16 milhões de dólares (1,06 milhões de euros), o que representa um aumento de 5,1% face ao mesmo período de 2022. Apoiando-se em dados das empresas Miller Samuel e Douglas Elliman Real Estate, a agência conclui que este foi o primeiro aumento anual desde o terceiro trimestre de 2022.

Apesar de o número geral de transações ter diminuído, as vendas iguais ou superiores a 5 milhões de dólares (4,5 milhões de euros) aumentaram no quarto trimestre. Num período em que as taxas hipotecárias subiam para 8%, mais de dois terços dos compradores de Manhattan pagaram em dinheiro, sendo esta a percentagem mais elevada desde que a Miller Samuel começou a monitorizar estes dados, em 2014.

Os contratos para compra de casas em Manhattan – um indicador mais “credível” para estimar a procura do que as vendas concluídas – aumentaram em dezembro de 2023 em relação ao período homólogo, concluem ainda as duas empresas. Uma tendência de aumento, de preços e de transações, que estará relacionado com o facto da Reserva Federal norte-americana (Fed) ter decidiu manter as taxas de juro no intervalo entre 5,25% e 5,50%, dando sinais de que pode descer os juros para 4,6% até ao fim de 2024.

Citado pela Bloomberg, Jonathan Miller, presidente da Miller Samuel, disse que o mercado imobiliário dos EUA está a dar “sinais precoces de que está a começar a recuperar”. “Não vai acontecer uma reviravolta da noite para o dia, mas há uma tendência para um desempenho mais forte em termos de transações e inventário e, até certo ponto, de preços”, comentou.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta