Indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro e janeiro em todas as componentes. E clima económico está melhor.
Comentários: 0
Confiança dos consumidores
INE

Na reta final do ano passado, os portugueses estiveram menos confiantes quanto à conjuntura económica do país. Mas 2024 arrancou com os consumidores mais otimistas, com o indicador de confiança do Instituto Nacional de Estatística (INE) a aumentar em todas as componentes. Há melhores perspetivas de compras importantes para as famílias, assim como uma melhor situação financeira dos agregados. Para os empresários, também o clima económico está mais favorável.

“O indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro e janeiro, após ter diminuído nos quatro meses anteriores”, diz o INE na nota estatística publicada esta terça-feira, dia 30 de janeiro. E esta melhoria da confiança das famílias no início de 2024 resultou do contributo positivo de todas as componentes:

  • perspetivas da evolução futura de realização de compras importantes por parte das famílias;
  • perspetiva da situação económica do país;
  • perspetiva da situação financeira do agregado familiar;
  • opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar.

“O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou em janeiro, após ter diminuído nos dois meses anteriores e o saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços aumentou significativamente em janeiro, retomando a trajetória ascendente iniciada em agosto”, diz ainda o instituto.

Também do lado das empresas, o indicador de clima económico aumentou entre novembro e janeiro, invertendo o movimento descendente observado entre julho e outubro.  Os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, mas diminuiu no Comércio. “O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda aumentou em dezembro e janeiro em todos os setores, de forma mais moderada na Construção e Obras Públicas”, resume ainda o INE.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta