
Em março de 2024, os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,1% em termos homólogos, segundo estimativas divulgadas esta quinta-feira (9 de maio de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Trata-se de uma subida homóloga inferior à registada nos meses de fevereiro (2,5%) e janeiro (2,3%), sendo muito menor quando comparada à ocorrida há um ano, em março do ano passado (6,3%).
“Em março de 2024, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 2,1% em termos homólogos, menos 0,4 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior. O preço dos materiais apresentou uma variação homóloga de -1,3% e o custo da mão de obra de 6,7%”, indica o INE.
Segundo o gabinete nacional de estatística, em março, o custo da mão de obra contribuiu com 2,9 p.p. (2,7 p.p. no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) e os materiais com -0,8 p.p. (-0,2 p.p. em fevereiro).
“Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, a chapa de aço macio e galvanizada e o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros com descidas de cerca de 15%, bem como os tubos de PVC e os produtos para instalações elétricas com reduções de cerca de 10%. Em sentido oposto, destacaram-se o betão pronto, o cimento e as obras de carpintaria com crescimentos homólogos de cerca de 5%”, lê-se no boletim.
No que diz respeito à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de -0,3% em março, 0,8 p.p. inferior à do mês anterior, tendo o custo dos materiais descido 0,9% e o da mão de obra subido 0,4%.
“As componentes materiais e mão de obra contribuíram com -0,5 p.p. e 0,2 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,5 p.p. e 0,0 p.p. em fevereiro)”, conclui o instituto.
Para poder comentar deves entrar na tua conta