
As comissões bancárias cobradas pelos cinco maiores bancos a operar em Portugal – Caixa geral de Depósitos (CGD), Millennium bcp, Santander Totta, BPI e Novo Banco – aceleraram 366 milhões de euros nos últimos quatro anos, tendo passada de 1,68 mil milhões de euros em 2020 para 2,05 mil milhões de euros em 2024. Trata-se de um aumento de 21,7%.
Segundo o Expresso, a subida acompanhada das comissões foi acompanhada de um crescimento dos lucros da banca para níveis recorde, com a CGD a liderar. Tudo isto num período marcado por elevadas taxas de juro que, entretanto, começaram a descer, apesar de terem tido forte impacto, por exemplo, na prestação a pagar ao banco pelo crédito habitação.
Os números mostram que no banco público as comissões faturadas entre 2020 e 2024 subiram 17,6%, tendo sido, no ano passado, de 461 milhões de euros.
Em 2024, no entanto, é o BCP que lidera a lista dos bancos que mais comissões cobraram: 491 milhões de euros. Seguem-se, por esta ordem, CGD, Santander Totta (452 milhões de euros), BPI (327 milhões de euros) e Novo Banco (323 milhões de euros).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta