
A corrida ao crédito habitação está ao rubro, havendo muitos jovens aproveitar os incentivos do Governo tendo em vista a compra da primeira habitação. É o caso, por exemplo, da garantia pública do Estado, sendo que até ao início de abril os pedidos de financiamento ao abrigo desta iniciativa ultrapassavam os dois mil milhões de euros. Antecipa-se, por isso, o reforço da medida, que depende, no entanto, de um relatório a publicar pelo Banco de Portugal (BdP) em abril. O problema é que o documento não existe, não estando prevista a sua publicação.
Segundo o Negócios, o Santander, por exemplo, tinha formalizado créditos no valor de 206 milhões de euros, tendo em ‘pipeline’ outros 635 milhões. O banco, recorde-se, tem uma quota de 259 milhões, que se traduzem num volume potencial de contratos de cerca de 1,7 mil milhões de euros.
Já o BPI tinha concedido, atá ao início de abril, créditos com garantia num valor superior a 150 milhões de euros, depois de ter recebido mais de 3.800 pedidos. O banco pode conceder um total de mil milhões de euros de empréstimos com garantia.
De recordar que o Governo abriu recentemente a medida a sociedades financeiras, retirando aos bancos a exclusividade da operacionalização.
A corrida à garantia pública do crédito habitação tem sido bastante elevada, tendo o Governo deixado em aberto a possibilidade de reforçar a dotação inicial. Uma decisão que, segundo escreve a publicação noutro artigo, será tomada em função da monitorização da iniciativa. Para tal é aguardada ainda este mês de abril a publicação de um relatório por parte do BdP. Não há, no entanto, qualquer indicador sobre o mesmo.
O Governo, recorde-se, distribuiu inicialmente um total de mil milhões de euros da garantia (equivalentes a 6,6 mil milhões de euros de crédito) pelos 18 bancos que aderiram ao regime e reservou outros 200 milhões para um eventual reforço.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta