TJUE deverá pronunciar-se esta quarta-feira (30 de abril de 2025) sobre o tema, sendo esta uma decisão aguardada com expectativa.
Comentários: 0
Taxas no crédito habitação
Foto de Jakub Żerdzicki na Unsplash

Será a taxa de abertura de crédito hipotecário cobrada pelos bancos abusiva ou não abusiva? O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) deverá pronunciar-se esta quarta-feira (30 de abril de 2025) sobre o tema, sendo esta uma decisão aguardada com expectativa quer pelas instituições financeiras quer pelos milhares de clientes que pediram dinheiro emprestado ao banco para comprar habitação. 

Segundo escreve a Executive Digest, citando o ‘elEconomista’, trata-se de um caso que chegou ao TJUE depois de dois tribunais espanhóis solicitarem esclarecimentos sobre a conformidade da posição do Supremo Tribunal espanhol com a legislação europeia, que definiu que cada situação deveria ser avaliada de forma individual, considerando a cláusula abusiva apenas se a comissão cobrada fosse desproporcionalmente elevada e se os serviços correspondentes já estivessem incluídos noutras partes do contrato.

Os tribunais que recorreram ao TJUE alegam, no entanto, que esta interpretação poderá colidir com a jurisprudência europeia. E mais: lembram que, em 16 de julho de 2020, o Tribunal Europeu já tinha decidido que a taxa de abertura seria considerada injusta se fosse imposta unilateralmente pelo banco e se os serviços cobrados não fossem devidamente justificados.

Em fevereiro, recorde-se, o TJUE aprovou a legalidade de limitar a comissão das agências imobiliárias sobre o preço de venda ou arrendamento de um imóvel.

Em causa está uma sentença relativa a uma lei eslovena que limita a comissão aplicada por esses serviços, em caso de aquisição, venda ou arrendamento de imóveis, a 4% do preço contratual.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta