
No ano letivo de 2023-2024, o número de estudantes do Ensino Superior que também trabalham aumentou 6%, ultrapassando os 41 mil, o que corresponde a 9,2% do total de inscritos — a percentagem mais alta da última década.
Este crescimento, que se mantém desde 2017-2018, acompanha o aumento geral do número de inscritos, com maior incidência entre os estudantes de licenciatura. Segundo dados do Ministério da Ciência e Inovação, os estudantes deslocados representam cerca de 30% deste grupo, enfrentando custos elevados, especialmente com alojamento.
As federações académicas, como a Federação Académica de Lisboa (FAL) e a do Porto (FAP), alertam para as dificuldades socioeconómicas que levam muitos estudantes a trabalhar para suportar os custos do ensino superior, o que pode prejudicar o rendimento escolar. Defendem a criação de um estatuto nacional para estes trabalhadores-estudantes, acompanhado de maior fiscalização e regulamentação, já que as condições e direitos variam significativamente entre instituições, por exemplo, no que toca a épocas especiais de exame.

Além disso, há uma forte exigência por um reforço dos apoios sociais. A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico destaca a necessidade de garantir que os trabalhadores-estudantes não percam o direito às bolsas de estudo, mesmo recebendo um salário. Atualmente, o Ministério da Ciência e Inovação isenta até 14 vezes o salário mínimo para o cálculo do rendimento per capita na atribuição de bolsas, mas as federações reclamam por uma ação social mais abrangente.
O Governo está a rever a ação social no Ensino Superior, com o objetivo de ajustar os valores das bolsas à realidade dos custos e aumentar a progressividade na sua atribuição, conforme previsto no programa governamental.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta