No ano em que comemora o seu quinto aniversário na Península Ibérica, a Panattoni, maior promotor logístico e industrial europeu, aposta em quatro novos projetos em Portugal e Espanha, num investimento total de 120 milhões de euros.
Atualmente em construção, estes projetos representam um total de 125.618 metros quadrados (m2) de Área Bruta Locável (GLA em inglês) e reforçam a presença da empresa em 15 províncias espanholas, mas também nas cidades portuguesas de Lisboa, Santarém e Porto, com a Panattoni Park Porto Valongo que tem as últimas frações ainda disponíveis para arrendamento.
Os quatro mais recentes projetos da empresa são:
Em Portugal
- Panattoni Park Santarém: 35.000 m² / 50% pre-arrendado à Olicargo;
- Panattoni Park Lisbon-City: 52.591 m² – Fase I.
Em Espanha
- Panattoni Park Antequera: 24.244 m² – Projeto chave na mão para a Leroy Merlin;
- Panattoni Park Vitoria-Gasteiz II: 13.783 m². 50% pré-arrendado à BoxonTech.
Em Espanha, destaca-se uma robusta oferta de terrenos para desenvolver projetos 'build-to-suit', com capacidade para 416.000 m2 de GLA em Múrcia, Valência, País Basco, Catalunha, Toledo, Madrid, Miranda de Ebro, Guadalajara e Saragoça.
Gustavo Cardozo, diretor geral da Panattoni Iberia, conta que “nestes primeiros cinco anos na Península Ibérica, a Panattoni superou as expectativas iniciais, confirmando um crescimento sólido marcado pela consolidação do seu modelo de desenvolvimento, diversificação geográfica e pela confiança de grandes operadores e investidores”, acrescentando que a estratégia da empresa permite que a mesma esteja presente em novos pólos logísticos da península como Miranda de Ebro, Vitoria, Porto e Lisboa e ao lado dos clientes em contextos de mercado menos favoráveis a nível global.
“Demonstrámos resiliência perante cenários complexos e somos especialistas em gerir a complexidade”, refere ainda o responsável, citado em comunicado.
Cinco anos na Península Ibérica
A Panattoni iniciou operações nos países ibéricos no ano de 2020, combinando projetos logísticos e industriais chave na mão, e desde então tem oferecido soluções imobiliárias logísticas a diversos clientes, como: Aeroblade, Aldi Portugal, Alfil Logistics, Amazon, Aosheng, Bondex, BoxonTech, Bridgestone, Ceva Logistics, DSV, Fútbol Emotion, Gefco, Geimex, GXO, Herko, Homycasa, JYSK, Kromberg & Schubert, Leroy Merlin, Linde, MRW, Naeko, Olicargo, Rhenus Automotive, Talgo, TDG e TXT.
Até ao final do ano passado a Panattoni tinha entregue 176.200 m2 de nova superfície logística operacional, onde se destaca um parque de 30.000 m2 em Illescas (Toledo) e uma grande expansão em La Bisbal del Penedès (Catalunha), passando a GLA total de 40.000 m2 para 147.000 m2. A área conta com três armazéns que, atualmente, se encontram ocupados por empresas como a Naeko Logistics, GXO e a CEVA Logistics. Há ainda a referir os 160.000 m2 arrendados em 2024 nos parques logísticos de Madrid, Porto, País Basco e Tarragona (terceiro anel de Barcelona).
Ao longo destes cinco anos de presença ibérica, a Panattoni adquiriu 2.304 mil m2 de terrenos, tendo construído 554.000 m2 de GLA e concluído 31 projetos. A empresa teve o apoio de uma dezena de investidores institucionais europeus e norte-americanos e angariou mais de 1,4 mil milhões de euros em capital para projetos logísticos e de data centers.
Renovação do setor logístico e a aposta em data centers
Gustavo Cardozo revela as perspetivas para 2025: “Olhando para o futuro, antecipamos uma procura estável, uma visão de mercado mais clara e uma equipa com mais cinco anos de experiência e ambição para continuar a alcançar grandes metas”.
Depois de um 2024 marcado pela incerteza económica, a Panattoni tem boas perspetivas de crescimento para um futuro a curto/médio prazo, que passa pelo aumento da procura por espaços logísticos nos próximos 18 meses em todos os mercados. A empresa pretende manter o foco no desenvolvimento de parques logísticos de última geração e posicionar-se como promotor de confiança para projetos 'build-to-suit', sobretudo para operadores logísticos, empresas de distribuição alimentar, retalhistas e fabricantes de ração animal.
No que respeita a data centers, em janeiro a empresa conseguiu licença de construção para começar a primeira fase do seu centro de dados de 42 MW em Cerdanyola del Vallès, Barcelona.
As plataformas logísticas da Panattoni são desenvolvidas com elevados padrões ambientais e certificadas pela BREEAM (construção sustentável). Através de uma profunda análise com cada cliente, integrando soluções adaptadas aos armazéns onde operam, os projetos da empresa contam com um design eficiente, sendo concebidos tendo em conta características como a localização, o ambiente e o clima.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta