O complexo com quase 80.000 m2 de área, estava nas mãos da PLP e encontra-se em Knowsley, perto do porto de Liverpool.
Comentários: 0
Amancio Ortega
PLP

O fundador e principal acionista da Inditex, Amancio Ortega, através do seu braço de investimento Pontegadea, continua a reforçar a sua presença imobiliária no Reino Unido após adquirir um centro logístico arrendado à Amazon por 81 milhões de libras (92 milhões de euros).

Trata-se de um armazém logístico com quase 80.000 metros quadrados (m2), propriedade da PLP, situado no Parque Empresarial Knowsley, a cerca de 13 km do porto de Liverpool e próximo de Manchester. Segundo o Place North West, o negócio é uma das maiores transações industriais no noroeste do Reino Unido este ano e apresenta um rendimento líquido inicial de 5%.

A PLP comprou o terreno em 2018 e levou quatro anos a concluir as instalações, que desde então têm estado arrendadas à Amazon.

Esta aquisição ocorre pouco depois de Pontegadea ter fechado a compra do Sabadell Financial Center em Miami, sede do Banco Sabadell nos EUA, por 274,4 milhões de dólares (cerca de 236 milhões de euros).

As compras no Reino Unido e em Miami juntam-se à recente aquisição de um hotel em Paris por 97 milhões de euros à cadeia espanhola Derby Hoteles. O hotel está localizado num edifício histórico no centro da capital francesa e tinha sido adquirido por Derby Hoteles em 2007 por 75 milhões de euros.

No início de setembro, Ortega adquiriu ainda o hotel de quatro estrelas Avani Museum Quarter em Amesterdão, à Minor (antiga NH Hoteles), por 85 milhões de euros.

Além disso, o veículo de investimento de Ortega comprou recentemente um edifício de escritórios em Barcelona, onde está localizada a sede do Grupo Planeta, à Blackstone, por 284 milhões de dólares (250 milhões de euros), tornando-se na maior aquisição de Ortega em Espanha desde a compra da Torre Foster em Madrid, em 2016, por 490 milhões de euros.

O modelo de negócio da Pontegadea baseia-se na aquisição e gestão de edifícios não residenciais – principalmente escritórios – situados maioritariamente nos centros das principais cidades do mundo.

Para além de escritórios, Ortega detém hotéis, armazéns logísticos, blocos residenciais e centros comerciais, distribuídos por países como Espanha, EUA, França, Canadá e Coreia do Sul.

O fundador da Inditex, que controla 59,294% da companhia – equivalente a 1.848 milhões de ações –, investe parte dos dividendos recebidos da Inditex no setor imobiliário.

Este ano, Ortega deverá receber 3.104 milhões de euros em dividendos da empresa (metade já recebida em maio), acima dos 2.845 milhões de euros do ano passado, quando aumentou a retribuição em 28%.

Desta forma, Amancio Ortega possui a maior imobiliária espanhola, centrada na compra e gestão de grandes edifícios, com uma carteira composta essencialmente por escritórios e imóveis não residenciais situados nos centros das principais cidades em Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Ásia.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta