O ministro das Infraestruturas e Habitação vai percorrer a EN2 durante quatro dias, entre terça e sexta-feira (21 e 24 de outubro de 2025), a fim de conhecer as necessidades de 35 municípios de Chaves a Faro. Uma iniciativa que visa obter a “radiografia das infraestruturas das regiões” atravessadas pela estrada turística, ao longo de 738 quilómetros (desde Chaves, no norte, até Faro, na costa algarvia), informou o Ministério das Infraestruturas e Habitação numa nota enviada à Lusa. Os municípios no roteiro de Miguel Pinto Luz tiveram um aumento de 45% dos preços das casas em cinco anos, escreve o Expresso.
“'Ver para Fazer' é o mote deste roteiro ministerial por uma das estradas mais emblemáticas do país, que percorre o interior de Portugal de norte a sul”, adiantou o ministério, indicando que o itinerário inclui “paragens e encontros com os autarcas” dos municípios servidos pela Estrada Nacional 2 (EN2), com vista a “combater a injustiça territorial”.
“Não basta dizer que temos de combater a interioridade, é preciso conhecer, ouvir de viva voz os agentes locais para conhecer as suas necessidades e dificuldades”, disse Miguel Pinto Luz, citado pela Lusa.
Entretanto, o Expresso fez as contas – apoiando-se em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) – e conclui que em cinco anos o preço mediano das casas vendidas nos 35 municípios que integram o roteiro de Miguel Pinto Luz disparou 45%, para 961 euros por metro quadrado (m2).
De acordo com o semanário, o preço de uma casa de 100 m2 em Loulé equivale ao de três habitações com a mesma área em Vila de Rei. Os números não se focam por aqui: em termos médios, se no início de 2020 era possível comprar nestes territórios uma casa de 100 m2 por 66.000 euros, o preço do mesmo imóvel atualmente ultrapassa os 96.000 euros.
*Com Lusa
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta