Receber chamadas de números desconhecidos é bastante frustrante, especialmente quando interrompem os momentos de descontração ou minutos de trabalho. Felizmente, hoje em dia os dispositivos Android como os iPhone oferecem formas simples de bloquear quaisquer chamadas.
Com alguns ajustes rápidos nas definições do teu smartphone, podes decidir quem pode ou não entrar em contacto contigo. Assim, ganhas mais tranquilidade e proteges-te contra as chamadas de spam, fraudes ou até as promoções indesejadas.
- Como bloquear os números privados no Samsung
- Como bloquear as chamadas desconhecidas no Android
- Como bloquear chamadas de números desconhecidos no iPhone?
- Preciso de uma aplicação para bloquear chamadas anónimas no iPhone?
- iOS 26: quais são os iPhones compatíveis
- Porque recebo chamadas telefónicas de números desconhecidos?
- As chamadas de números desconhecidos não param. O que fazer?
- Qual o telemóvel mais seguro do mundo?
Como bloquear os números privados no Samsung
Se usas um telemóvel da coreana Samsung, podes bloquear as chamadas de números desconhecidos ou privados diretamente na aplicação Telefone. Para isso:
- Abre a aplicação e toca em Mais opções (os três pontos verticais);
- Entra em Definições e seleciona Bloquear números;
- Ativa a opção Bloquear n.ºs desconhec./privados e adiciona manualmente qualquer número que queiras bloquear.
Podes também configurar outras opções úteis. Em Atender e terminar chamadas, ajusta a forma como pretendes atender ou desligar chamadas, seja com um toque ou com o botão lateral.
Podes, inclusive, personalizar as Mensagens de rejeição rápidas, editando as respostas automáticas para enviar quando rejeitas uma chamada. Assim, consegues manter o controlo e responder de forma educada, sem atender.
Como bloquear as chamadas desconhecidas no Android
Para além dos smartphones da Samsung existem outros telemóveis que utilizam o sistema operativo da Android. A seguir, vamos perceber como poderás bloquear números específicos ou impedir chamadas de contactos desconhecidos noutros exemplos, como é o caso dos dispositivos Motorola.
- Abre as chamadas recentes no app de telefone: começa por abrir a app Telefone no teu Android. Em seguida, entra na aba Chamadas recentes, onde aparecem todas as chamadas recebidas, feitas e perdidas. É aqui que vais localizar o número que desejas bloquear;
- Toque no botão de informações ao lado do número: depois de encontrares o número que tanto te chateia, toca no ícone de informações (geralmente representado por um “i” dentro de um círculo), que aparece ao lado direito do número na lista. Este botão abre os detalhes da chamada, incluindo as opções de contacto e de bloqueio;
- Bloqueia o número para não receber mais ligações: dentro do menu de informações, toca nos três pontinhos no canto superior direito do ecrã e seleciona a opção “Bloquear números”. Confirma a ação quando o sistema pedir. A partir desse momento, o número selecionado não conseguirá fazer chamadas nem enviar mensagens para o teu telemóvel.
Como bloquear chamadas de números desconhecidos no iPhone?
Se estás cansado de receber chamadas de números que não reconheces, o iPhone oferece-te várias formas de lidar com esse problema. Com o novo iOS 26, a Apple introduziu funcionalidades inteligentes que te permitem filtrar, silenciar e até bloquear automaticamente chamadas indesejadas, incluindo spam e tentativas de fraude.
Graças à integração da Siri e à tecnologia de inteligência artificial, podes agora decidir se queres atender uma chamada mesmo antes de ela tocar no ecrã. O recurso chama-se Call Screening, e permite ainda que a Siri atenda as chamadas de números desconhecidos. A assistente virtual pergunta quem está a ligar e o motivo do contacto, transcrevendo tudo em tempo real para que possas decidir se queres atender ou ignorar.
Abaixo explicamos o passo a passo a seguir para bloquear as chamadas de números desconhecidos no iPhone:
- Aceder às Definições do iPhone: deverás abrir a app Definições e tocar em Aplicações > Telefone (ou FaceTime, se quiseres aplicar o mesmo filtro nas videochamadas);
- Escolher como queres gerir as chamadas: dentro das opções de telefone, desloca-te até Filtrar números desconhecidos. Aqui, podes escolher entre três opções:
- Nunca: todas as chamadas tocam normalmente, mesmo as de números desconhecidos.
- Perguntar o motivo da chamada: a Siri pergunta o motivo da ligação antes de o telefone tocar. Assim, só és interrompido se considerares a chamada relevante
- Silenciar: as chamadas de números não guardados nos teus contactos são automaticamente silenciadas e enviadas para o voicemail.
- Confirma a tua seleção: Depois de escolher a opção desejada, o sistema guardará automaticamente a configuração. Podes alterá-la a qualquer momento, caso queiras voltar a receber todas as chamadas;
- Para que possas ativar o filtro de spam e chamadas fraudulentas deverás ativar o filtro de chamadas em Definições > Aplicações > Telefone, desloca-te até à secção Filtro de chamadas.
- Toca na opção Spam para ativar o bloqueio automático de chamadas identificadas como publicidade, fraude ou telemarketing pela tua operadora. Se quiseres ver a lista de chamadas de spam, toca em Filtrar > Spam. Essas chamadas ficam armazenadas no histórico, mas não te incomodam, porque são silenciadas e encaminhadas para o voicemail.
Não te esqueças de manteres os teus contactos guardados no telemóvel. Para evitares perder chamadas relevantes, adiciona aos teus Contactos os números de familiares, amigos, escolas, médicos e outros contactos importantes. Assim, as suas chamadas nunca serão filtradas.
Notas importantes sobre o filtro de chamadas
Se fizeres uma chamada para os serviços de emergência, o filtro é desativado durante 24 horas, para garantir que possam contactar-te novamente se necessário.
Quando estás em roaming, as chamadas telefónicas não são filtradas, independentemente das definições. Nas versões anteriores ao iOS 17, é necessário ativar o Voicemail em tempo real para que a filtragem funcione corretamente.
Preciso de uma aplicação para bloquear chamadas anónimas no iPhone?
Mesmo com as ferramentas avançadas do iOS 26, podes complementar a tua proteção usando aplicações de terceiros especializadas em bloquear chamadas de spam e números suspeitos. Estas apps oferecem filtros adicionais, baseados em bases de dados comunitárias e inteligência artificial.
Um dos exemplos é a app Truecaller. A app identifica automaticamente quem está a ligar, mesmo que o número não esteja guardado nos teus contactos, e bloqueia chamadas que tenham sido reportadas por outros utilizadores. Outra opção é a app Whoscall, que funciona de forma semelhante, mas oferece-te maior personalização, pois podes criar listas próprias de números bloqueados, ver relatórios de chamadas suspeitas e ativar alertas em tempo real.
Certifica-te de que tens o iOS e as apps na versão mais recente, pois as atualizações incluem melhorias de segurança e novos métodos de deteção de chamadas fraudulentas.
iOS 26: quais são os iPhones compatíveis
A Apple divulgou uma lista de modelos de iPhone compatíveis com o iOS 26, o seu sistema operativo mais recente. A atualização estará disponível para os seguintes telefones:
- iPhone 17
- iPhone 17 Air
- iPhone 17 Pro
- iPhone 17 Pro Max
- iPhone 16e
- iPhone 16
- iPhone 16 Plus
- iPhone 16 Pro
- iPhone 16 Pro Max
- iPhone 15
- iPhone 15 Plus
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13 mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12 mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone SE (2ª geração e posteriores)
Como atualizar para a versão mais recente do iOS 26?
Para atualizares o teu iPhone para o iOS 26 , deverás entrar nas configurações do dispositivo e seguir os passos abaixo:
- Clicar na opção Geral;
- Selecionar Atualização de software;
- O iPhone é inteligente o suficiente para perceber se existem atualizações disponíveis, caso já não o faça automaticamente.
Porque recebo chamadas telefónicas de números desconhecidos?
Se tens recebido várias chamadas estranhas ou insistentes, não estás sozinho. As chamadas de spam são cada vez mais comuns, e há várias razões para isso acontecer. Em muitos casos, os teus dados foram partilhados, voluntária ou involuntariamente, através de plataformas online ou bases de dados comerciais. Eis algumas das causas mais prováveis:
- Partilha de número em sites públicos: se já publicaste o teu número em fóruns, redes sociais, grupos de WhatsApp ou plataformas abertas, ele pode ter sido recolhido por sistemas automáticos;
- Registos em sites ou aplicações de publicidade: ao registares-te em promoções ou campanhas de marketing, o teu número pode ter sido partilhado com empresas parceiras;
- Roubo de dados: é possível que o teu número tenha sido exposto em fugas de informação de empresas ou serviços online;
- Empresas de chamadas automáticas (robocalls): muitos comerciantes compram listas de números para campanhas de vendas;
- Aplicações ou sites maliciosos: alguns serviços online partilham ou vendem números de telefone para gerar receita;
- Cliques em links ou pop-ups inseguros: aceder a anúncios ou mensagens suspeitas pode instalar código que gera spam no calendário ou ativa chamadas automáticas.
Curiosamente, se algum amigo teu foi vítima de um ataque informático, os números guardados no telemóvel dele, incluindo o teu, podem ter ido parar a uma base de dados de spam. Isto é uma forma dos golpistas entrarem em contacto contigo e existem até algumas táticas que permitem enganar os filtros de segurança. Nessas situações deverás estar sempre em alerta.
As chamadas de números desconhecidos não param. O que fazer?
É provavelmente a pergunta à qual todos querem uma resposta. Se as chamadas e mensagens dos números desconhcidos não pararem, provavelmente terás de recorrer a outros meios.
Na verdade, o passo seguinte é apresentar uma queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), onde indiques o número de origem e o tipo de chamada. Esta entidade pode investigar e aplicar sanções às empresas que não respeitam a legislação sobre comunicações eletrónicas.
Não te esqueças de bloquear os números de spam que normalmente utilizam prefixos conhecidos. Podes bloqueá-los manualmente nas definições do telefone
Qual o telemóvel mais seguro do mundo?
Os iPhone e os telemóveis Android são atualmente bastante seguros, pelos sistemas operativos cada vez mais inteligentes e alinhados com a legislação dos países onde são comercializados. Mesmo assim, caso queiras comprar o telemóvel mais seguro do mundo, deverás saber que se trata do NitroPhone, desenvolvido pela empresa alemã Nitrokey.
O smartphone combina hardware de alta qualidade (baseado no Google Pixel) com o sistema operativo GrapheneOS, uma versão reforçada do Android concebida para maximizar a segurança e a privacidade. O GrapheneOS é conhecido por oferecer proteção avançada contra ataques, isolamento rigoroso de aplicações e controlos de permissões altamente configuráveis. Além disso, recebe atualizações regulares por vários anos, o que reforça a sua fiabilidade.
O NitroPhone 5 é atualmente a versão mais avançada desta marca, sendo amplamente reconhecido por especialistas em cibersegurança. Personalidades como Edward Snowden e Philip Zimmermann elogiaram o sistema e o conceito do aparelho pela sua robustez e independência de empresas como Google ou Apple. Algumas versões podem ser encomendadas sem microfones, reduzindo drasticamente o risco de escutas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta