Vem conhecer as moradias novas com cave e descobrir as suas infindáveis funcionalidades, onde podes dar asas à tua imaginação.
Comentários: 0
casa com cave
idealista
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Comprar um imóvel novo com cave pode ser muito mais útil do que aquilo que pensas. Sobretudo se valorizas o facto de ter uma área extra no lar, seja para arrumação ou até para a transformares numa extensão da casa, habitável e funcional.

Se ficaste interessado/a, vem connosco descobrir as casas de nova construção com cave e as suas vantagens e desvantagens, como transformá-las para responder da melhor forma às tuas necessidades e como tirar o melhor proveito delas.

Devo comprar uma casa nova com cave?

Esta é uma dúvida comum a muitas pessoas. Para te ajudarmos na decisão, preparámos uma breve lista com os prós e os contras.

Pontos positivos

casa com cave
idealista
  • Espaço de arrumação: sabes aqueles objetos sazonais que ficam guardados durante meses sem qualquer utilidade e só ocupam espaço em casa? Se tiveres uma cave podes aproveitá-la para guardar esse tipo de coisas, assim como objetos de limpeza ou outros de grande dimensão, libertando, assim, espaço em casa.
  • Excelente isolamento acústico: as caves beneficiam de um isolamento acústico natural, o que as converte no local perfeito para um estúdio de música, por exemplo, ou um escritório para teletrabalho ou estudo;
  • Versatilidade e aproveitamento funcional: puxa pela tua imaginação e criatividade e transforma a cave da tua casa nova em algo realmente funcional. Seja um quarto extra, um atelier ou oficina, ginásio, salão de jogos, lavandaria, entre outros.
  • Privacidade: por ser um espaço extra da casa, separado das restantes divisões, beneficia de maior privacidade. É, por isso, ideal para um quarto extra ou zona de trabalho.
  • Valoriza o imóvel: nem todas as habitações têm cave, aliás, é até algo pouco comum no mercado imobiliário. Por esse motivo, ela é um fator de valorização, uma vez que a oferta deste tipo de casas é baixa.

Ponto negativos

casa com cave
idealista
  • Défice de ventilação: a falta de janelas e portas para o exterior faz com que seja necessário recorrer a meios de ventilação artificial, como desumidificadores, ventoinhas ou aparelhos de ar condicionado.
  • Défice de iluminação natural: pelo mesmo motivo acima referido, a falta de janelas e portas para o exterior, as caves têm falta de luminosidade natural, o que exige a colocação de candeeiros ou pequenos focos de luz.
  • Dificuldade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida: a esmagadora maioria das caves não têm acesso por elevador, a menos que estejamos a falar de habitações de luxo. E este fator pode impedir o acesso a pessoas idosas, com dificuldade de subir e descer escadas, ou de pessoas com alguma deficiência motora.
  • Risco acrescido de humidade: esta é mais uma desvantagem associada à falta de janelas e consequente fraca ventilação, algo que costuma provocar, com o passar do tempo, humidades e bolor.

Quais as casas que possuem cave?

casa com cave
idealista

Muitos prédios de habitação possuem uma cave comum ao condomínio, mas com divisões no interior respetivas a cada apartamento. Contudo, vamos concentrar-nos nas moradias, pois são estas que têm caves totalmente privativas.

  • Moradias independentes: no que respeita a moradias, é na categoria de “independentes” que encontramos a maior oferta de casas com cave. As caves deste tipo de imóvel são geralmente maiores, uma vez que estas casas estão, normalmente, num terreno mais espaçoso.
  • Moradias em banda: depois das independentes, é nas moradias em banda onde encontramos uma maior oferta de imóveis com cave. Uma moradia em banda é uma casa que faz parte de uma série de outras casas interligadas em fileira.
  • Moradias geminadas: trata-se de um conceito de habitação onde duas ou mais casas têm paredes compartilhadas, ou seja, são casas encostadas umas às outras. Dependendo da sua área privativa, normalmente as caves destas habitações são menores do que as das moradias independentes, embora continuem a ter muita utilidade.
  • Moradias de luxo: neste segmento premium, normalmente as casas têm já caves mais originais, modernas e elegantemente decoradas. Nestas caves podes encontrar um spa, um ginásio equipado ou um cinema privativo com todas as comodidades.

Finalidades criativas que podes dar à cave da tua nova casa

piscina interior
idealista

Além do básico que já sabes e que é adotado pela maioria das pessoas que tem uma cave em casa, ou seja, usá-la para arrecadação ou lavandaria, há uma série de outras finalidades bem mais originais para dares a este espaço extra do teu lar.

Adega de vinhos

Esta primeira dica que te apresentamos é, especialmente, para os entusiastas de vinho. Se é o teu caso, certamente vais gostar e pensar em colocar esta ideia em prática. Vamos explicar-te como fazê-lo.

Antes de mais nada, deves garantir que a tua cave é um lugar fresco, com bom isolamento e humidade controlada, de modo a garantir a qualidade dos vinhos armazenados. Se esses aspetos estão garantidos, podes começar a pensar no layout da tua futura adega. 

Pensa na disposição dos armários e prateleiras, tendo em mente a funcionalidade, mas também a organização dos vinhos por variedade, ano de colheita e região. Depois disso, é só começares a preparar tudo, arrumares os vinhos e convidares a família e os amigos para uma degustação.

Home cinema

home cinema
idealista

Se és um/a apaixonado/a pela sétima arte, esta será certamente a sugestão mais indicada para ti. Investe num bom ecrã, ou simplesmente numa tela de projeção e um projetor, compra uns cadeirões confortáveis, podes colocar umas luzes embutidas no chão para dar o ambiente de cinema e, também muito importante, deves garantir um bom sistema de som.

Se quiseres dar ainda mais o “efeito” de cinema, que tal colocares um mini frigorifico com umas Coca-Colas, uma máquina de pipocas e um tapete vermelho à entrada? Fica a dica.

Quarto de hóspedes ou quarto dos brinquedos

Esta é mais uma dica que te pode ser bastante útil. Se tiveres crianças, podes usar a cave como um espaço de brincadeira onde os miúdos se divertem, com brinquedos e jogos, sem desarrumarem os quartos. 

Caso não tenhas crianças, mas tenhas por hábito receber em casa alguns familiares de longe em algumas épocas do ano, podes fazer da cave um quarto de hóspedes e assim evitar que eles tenham de ir dormir para um hotel ou alojamento local.

E por falar em alojamento local, se a tua cave tiver uma entrada independente, através do exterior da casa, podes fazer dela um “apartamento” para alugar a turistas e, com isso, conseguir um rendimento extra.

Bar/lounge

bar em casa
idealista

Podes também fazer deste local um bar privativo. Compra um móvel específico para tal, por exemplo, uma garrafeira, um balcão para servir as bebidas, uns bancos altos para colocar junto ao balcão, uns sofás confortáveis ou até mesmo uns pufes.

Aposta na decoração, escolhendo o estilo (moderno, vintage, rústico, industrial, etc.) e não esquecendo a iluminação, como umas luzes LED embutidas, por exemplo. Podes também os letreiros luminosos, que estão muito na moda, e um quadro de giz para escreveres as bebidas que tens disponíveis.  

Muito importante, precisas de ter um mini frigorífico para guardar as bebidas que necessitam de estar sempre frescas e, claro, não te podes esquecer de uma música ambiente.

Ginásio privativo

É sempre bom não esquecer a saúde e o exercício físico. E se, em vez de gastares dinheiro numa mensalidade de ginásio e perderes tempo nas deslocações, criares o teu próprio ginásio na cave da tua casa?

Investe numas máquinas de musculação e uns pesos, por exemplo, uma bicicleta elíptica, uma passadeira ou uma máquina de remo e começa já a preparar o verão 2026.

Dicas de manutenção

home cinema
idealista

Uma cave pode dar alguns problemas. Como já mencionámos acima, a fraca ventilação e o risco de humidade e, até mesmo, de inundação, podem causar-te alguns transtornos. No entanto, podes tentar evitar isso ao máximo através de cuidados extra e uma manutenção adequada. Aqui ficam algumas ideias de como fazê-lo:

  • Inspeciona tetos, pavimentos e paredes com regularidade;
  • Aposta numa boa ventilação;
  • Coloca um desumidificador para absorver a humidade;
  • Aplica soluções de impermeabilização interior;
  • Mantém os ralos e as caleiras limpas.

Escolhe agora a tua nova casa com cave

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta