Queres passar um verão fresco e um inverno aconchegante? Não percas mais tempo e conhece já as novas casas climatizadas.
Comentários: 0
sala de estar moderna
idealista
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Com a chegada do outono, começam a adivinhar-se os tempos frios. Sendo o nosso lar o nosso local de refúgio, todos queremos, certamente, que ele seja um espaço termicamente agradável. 

No entanto, como sabes, o conforto térmico no nosso país não foi uma das prioridades da construção durante muito tempo. Atualmente as novas construções já dão muito mais atenção a esse fator, o que nos garante uma maior qualidade de vida durante todo o ano.

Se estás à procura de casa nova, não te esqueças desta importante característica, a climatização. Vem connosco descobrir estes novos imóveis climatizados com preços desde 125 mil euros.

Climatização numa casa nova

escadaria moderna
idealista

Se te perguntarem se queres usufruir de uma temperatura equilibrada em casa durante todas as estações do ano, claro que vais responder que sim. Mas será que sabes em que consiste uma casa climatizada que garanta esse conforto? 

Definição de uma casa climatizada

Viver numa casa climatizada é estar num espaço sobre o qual se tem o controlo das suas condições ambientais no que respeita a temperatura. Portanto, a climatização trata-se de um processo de alteração e tratamento do ar, de modo a atingir o conforto térmico desejado.

Este processo pode passar pelo arrefecimento, aquecimento, ventilação e controlo da humidade. E por falar nestas funções, há que esclarecer a diferença entre climatização, ventilação e aquecimento.

Em que é que a climatização se difere de ventilação e aquecimento

A ventilação residencial é a renovação do ar dentro de uma casa, ou seja, é um processo que remove o calor e o ar viciado e o substituiu por um ar renovado e fresco, podendo ser um método natural, através da abertura de janelas e/ou portas, ou mecânica, através da utilização de equipamentos e novas tecnologias.

Já o aquecimento é utilizado, sobretudo, nos dias frios, tendo como função aumentar a temperatura de um espaço e, assim, garantir o conforto térmico dos habitantes.

E, como acabámos de ver, a climatização integra estas duas funções, ventilar e aquecer, além de ter também um papel importante no controlo da humidade que se faz sentir em determinado espaço.

Vantagens da climatização residencial

cozinha equipada moderna
idealista

Os benefícios de viver numa casa com climatização são mais do que aqueles que possas imaginar.

Melhoria da qualidade do ar

Vírus e bactérias são descartados, ou pelo menos reduzem significativamente, quando um ambiente está climatizado, através da ventilação e sistemas de filtragem do ar, que ajudam a remover poeiras e microrganismos que, muitas vezes, são responsáveis por alergias.

Conforto térmico

Esta é, sem dúvida, uma das principais vantagens da climatização numa casa. Poder viver com uma temperatura adequada dentro do lar, ainda que lá fora estejam graus negativos ou, ao invés, estejam perto dos 40 graus Celsius, é um privilégio e uma garantia de bem-estar.

Redução do stress e melhoria da qualidade de sono

É normal que, quando nos sentimos termicamente desconfortáveis, com muito frio ou muito calor, isso interfira na nossa ansiedade e níveis de stress. Para além disso, esse desconforto também interfere na nossa qualidade de sono, pois muitas vezes temos dificuldade em adormecer, seja pelo frio excessivo, ou pelo calor exagerado.

Por esse motivo, é tão importante viver numa casa climatizada, com todas as condições para nos sentirmos confortáveis e dormirmos sem qualquer incómodo.

escritório
idealista

Redução da humidade

Uma casa com excesso de humidade traz problemas de saúde aos residentes e problemas ao próprio imóvel. Se o imóvel tiver sistema de climatização, esses problemas serão muito reduzidos ou, até mesmo, desaparecerão. Por isso, já sabes, se não quiseres viver numa casa com mofo e bolor, causados pela humidade, opta por uma com climatização. 

Aumento da produtividade

Com a adoção do teletrabalho, muitos portugueses passam momentos complicados durante o pico do inverno e durante o pico do verão, ao trabalhar com temperaturas extremamente baixas ou extremamente elevadas, o que diminui a sua produtividade. Isto deve-se ao facto de muitas das habitações em Portugal terem um fraco isolamento térmico e muitas também não possuírem sistemas de climatização.

Felizmente, grande parte das novas construções residenciais já têm este problema resolvido. Assim sendo, se és um profissional remoto ou se estudas em casa, estes novos imóveis climatizados são uma excelente opção para ti.

Quais as soluções de climatização

sala de estar de luxo
idealista

Há várias soluções de climatização que já são implementados nas residências durante a construção das mesmas, de modo a proporcionar o máximo de conforto e bem-estar aos residentes a partir do primeiro instante em que entram na sua casa nova. 

Ar condicionado

Quando falamos em climatização, o ar condicionado é, possivelmente, a primeira opção que nos vem à cabeça. Muitas das casas de nova construção já são adquiridas com este sistema integrado, que proporciona um ambiente reconfortante de inverno e fresco no verão. 

E há vários tipos destes aparelhos. São eles o ar condicionado central, o split, o multi-split, os chão-teto ou piso-teto, entre outros.

Ventilação mecânica controlada

Este sistema de climatização tem como função renovar o ar dos interiores. Alguns deles têm também a capacidade de recuperar o calor, uma vez que aproveitam a energia do ar para aquecer ou arrefecer o ambiente da casa.

quarto moderno com ac
idealista

Bombas de calor 

Tendo igualmente a capacidade de fornecer arrefecimento ou aquecimento, as bombas de calor são uma opção de climatização mais sustentável, uma vez que não queimam combustíveis fósseis e usam energias renováveis. Elas são também muito eficientes e silenciosas.

Piso radiante

Como deves saber, o piso de uma casa tem um grande efeito na temperatura e conforto térmico da mesma. Em muitas habitações, quando colocamos um pé descalço no chão durante o inverno temos uma sensação gélida, ou ao contrário, quando no verão os pavimentos absorvem demasiado o calor e isso tem um efeito automático no aquecimento da casa.

E é por isso que o piso radiante é tão importante, pois através de tubagens instaladas sob o pavimento ele consegue proporcionar uma sensação de conforto térmico.

Descobre já a tua futura casa nova climatizada todo o ano

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta