Critérios de concessão de créditos imobiliários devem começar a apertar no final de 2025. Banco de Espanha estuda impor limites.
Comentários: 0
Critérios de crédito habitação
Banco de Espanha e Banco Central Europeu Créditos: Getty Images | Freepik

A procura por crédito habitação tem estado em alta em vários países europeus, com destaque para Portugal e Espanha, devido à melhoria das perspetivas do mercado imobiliário e às recentes quedas dos juros. Mas o recente inquérito aos bancos realizado pelo Banco Central Europeu (BCE) revela uma mudança: os critérios de concessão de empréstimos habitação deverão sofrer “um ligeiro aperto” até ao final do ano. O Banco de Espanha está, aliás, a estudar impor limites à concessão de hipotecas, devido aos elevados preços das casas.

Desde logo, “a pequena flexibilização líquida nos critérios de crédito para empréstimos imobiliários, prevista pelos bancos da zona do euro para o segundo trimestre de 2025, não se concretizou”, lê-se no Inquérito sobre Crédito Bancário do BCE relativo a outubro de 2025.

O que os bancos europeus reportaram é que os critérios de concessão de crédito para compra de casa ficaram “inalterados” nesse período. No nosso país, a banca revelou que “a concorrência de outras instituições bancárias contribuiu ligeiramente para critérios menos restritivos, mas sem impacto agregado”, indicou o Banco de Portugal (BdP) no mais recente Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito já analisado pelo idealista/news.

“Para o quarto trimestre de 2025, os bancos esperam que (…) haja um ligeiro aperto dos critérios de crédito para empréstimos imobiliários” , Inquérito à banca do BCE

A nível europeu, há outro dado que salta à vista: no verão de 2025 registou-se o “primeiro aumento líquido desde o primeiro trimestre de 2024” na proporção de pedidos de empréstimos imobiliários rejeitados. Este poderá ser mesmo o primeiro sinal de mudança sobre a disponibilidade de concessão de créditos habitação por parte da banca. Mas há mais.

“Para o quarto trimestre de 2025, os bancos esperam que (…) haja um ligeiro aperto dos critérios de crédito para empréstimos imobiliários”, revela ainda o inquérito bancário do BCE. Isto quer dizer que poderá haver regras mais apertadas na hora de pedir um crédito habitação em vários países europeus. Portugal não deverá estar incluído, uma vez que a banca prevê que não haja alterações nos critérios de concessão de créditos da casa até ao final do ano.

Já Espanha pode estar neste leque de países. Isto porque, tal como noticiou o El País, o Banco de Espanha está a estudar a colocação de limites ao crédito habitação para travar o risco de surgir uma nova bolha imobiliária, numa altura em que os preços das casas estão em máximos e a concorrência entre a banca está elevada. 

A medida, alinhada com recomendações europeias e já aplicada na maioria dos países da zona euro, pretende restringir a concessão de empréstimos habitação de elevado risco em Espanha, ativando limites de financiamento, taxa de esforço e duração do empréstimo, por exemplo. Agora, o Banco de Espanha está a definir o enquadramento técnico e político da decisão, procurando evitar um aperto excessivo do crédito,  lê-se no diário espanhol. Por seu turno, a banca não espera grande impacto, uma vez que está mais rigorosa na concessão de hipotecas, mas teme maior carga regulatória.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta