Nova série da RTP Play leva-te até Loures, na periferia de Lisboa, onde o protagonista habita um quotidiano urbano com vida de bairro.
Comentários: 0
Gonçalo Waddington
Getty images

Porta Premium é uma série de comédia que estreou a 24 de novembro de 2025 na RTP Play. Criada e realizada por Tota Alves, a produção adota o formato de mockumentary, numa clara inspiração em séries como 'The Office' e 'Parks and Recreation'.

O enredo gira à volta da crise da habitação em Portugal, retratando o que se passa uma agência imobiliária em Loures, na periferia de Lisboa. São cinco episódios com cerca de 25 minutos cada, o que torna a série leve, rápida de ver e ideal para refletir com humor sobre um problema social real do país. No elenco, além de Gonçalo Waddington que é o protagonista, há nomes como Sónia Balacó, Tânia Alves, Mauro Hermínio e Janico Durão.
 

Onde vive “Ramiro Pais”: a agência imobiliária em Loures

Nesta série, o personagem principal interpretado por Gonçalo Waddington chama-se Ramiro Pais e trabalha numa agência imobiliária fictícia chamada Porta Premium, que está localizada em Loures, distrito de Lisboa.

A cidade nos arredores da capital foi escolhida como cenário para dar autenticidade. É uma zona periférica de Lisboa, onde a crise da habitação é um tema muito real, o que reforça o contraste entre o otimismo dos consultores e os obstáculos do mercado imobiliário para as famílias de classe média.

Quem é Gonçalo Waddington: o rosto por trás de Ramiro Pais

Gonçalo Waddington
Getty images

Gonçalo Waddington, nascido a 25 de setembro de 1977 em Lisboa, é muito mais do que um rosto televisivo, é ator de teatro e cinema, encenador, dramaturgo, argumentista e realizador.

Formação e primeiro contacto com o palco

  • Estudou teatro na Escola Profissional de Teatro de Cascais entre 1994 e 1997, onde se iniciou na profissão;
  • Ainda estudante, fez a sua estreia na televisão em 1996 na série policial Polícias.

Carreira em teatro, cinema e televisão

  • No teatro, escreveu e encenou várias peças, incluindo “Albertine, o Continente Celeste” e a tetralogia “O Nosso Desporto Preferido”;
  • No cinema, participou em filmes como Alice (2005), realizado por Marco Martins, onde interpretou um dos papéis principais;
  • Em televisão, foi protagonista da série de meta-humor 'Odisseia' (RTP1).

Realização e escrita

  • Realizou curtas-metragens como “Nenhum Nome” (2010) e “Imaculado” (2013);
  • Em 2018–2019, começou a rodar a sua primeira longa-metragem, intitulada Patrick, uma produção luso-alemã que aborda questões profundas de identidade;
  • Também dirige e protagonizou peças relevantes e participou em festivais de teatro e cinema.

A vida pessoal de Gonçalo Waddington

Gonçalo Filipe Waddington Marques de Oliveira nasceu em Lisboa, no dia 25 de setembro de 1977. Está casado com a atriz Carla Maciel desde 21 de setembro de 2002.

O casal tem dois filhos: a filha Luísa (nascida em 2005) e o filho Mário (nascido em 2009). Carla Maciel, a sua mulher, é atriz desde 1994, com carreira no teatro, na televisão e no cinema.

Como é viver em Loures?

Loures
Hipersyl, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Viver em Loures significa equilibrar o melhor de dois mundos: estás suficientemente perto de Lisboa (a pouco mais de 10 quilómetros) para usufruir das oportunidades da capital - a nível de trabalho, ensino superior, serviços, cultura e outros - mas também desfrutas de um ambiente mais calmo e residencial, com zonas de campo e tradição saloia.

A cidade tem boas infraestruturas como escolas, centros de saúde e serviços públicos bem distribuídos e ligações rodoviárias e de transporte eficientes, o que torna as deslocações para Lisboa relativamente fáceis, variando entre 20 a 40 minutos dependendo do trânsito e do meio de transporte. Atualmente, está em desenvolvimento a linha Violeta do metro ligeiro de Lisboa, que vai ligar Loures a Odivelas, hoje em dia ligado à capital pela linha amarela do Metro.

Em relação ao mercado imobiliário, Loures está a tornar-se cada vez mais atrativo – especialmente para quem procura habitação perto de Lisboa, mas a preços mais acessíveis. Segundo os dados do idealista, o preço médio de venda ronda os 3.221 euros por metros quadrado (euros/m2). E, além da oferta de casas usadas para comprar e arrendar em Loures, têm surgido vários projetos de empreendimentos com casas novas.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta